Salomé Afonso e Isaac Nader conquistaram ambos medalhas em março, nos Europeus dos Países Baixos - Foto: Instagram/ Salomé Afonso
Salomé Afonso e Isaac Nader conquistaram ambos medalhas em março, nos Europeus dos Países Baixos - Foto: Instagram/ Salomé Afonso

Salomé Afonso e Nader terminam ligação em Espanha

Imprensa espanhola revela que o técnico Enrique Pascual terá revelado o fim da relação de trabalho com os dois portugueses num evento local

Os portugueses Isaac Nader e Salomé Afonso terão deixado de treinar com Enrique Pascual Oliva, segundo a imprensa espanhola.

O campeão mundial dos 1500 metros em Tóquio2025 e a atleta, que conquistou a medalha de prata, também nos 1500 m, mas no  Europeu Indoor 2025 de atletismo, em Apeldoorn, nos Países Baixos, mudaram-se para Soria em 2022 para treinar com Pascual, uma referência do meio-fundo mundial, à procura das medalhas que lhes faltavam. E, ao seu lado, alcançaram os melhores resultados da carreira.

Segundo a media espanhola especializada, terá sido o próprio treinador a anunciar que os dois atletas do Benfica já não pertenciam ao seu grupo durante uma gala local.

Em julho de 2022, depois do Mundial de Oregon, já sem treinador, após Rui Silva informar que deixaria de ser técnico, o benfiquista falou com o seu clube e a escolheu o especialista espanhol, que já tinha orientado campeões olímpicos e mundiais como Fermín Cacho e Abel Antón.

Mudou-se de armas e bagagens para o norte de Espanha, para Soria, com cerca de 40 mil habitantes, perto de Vallodolid, e Salomé Afonso seguiu-o, congelando a entrada no curso de medicina. Formada no Sporting, onde chegou em 2011, já depois de ter passado pelo basquetebol e futebol, foi nos 800, 1500 e 3000 metros que conseguiu maior sucesso. Saiu de Alvalade e competiu como individual antes de, no final de 2024, assinar pelo Benfica.

Agora, ambos deverão procurar novo rumo.