Hulk a festejar golo do Atlético Mineiro
Hulk a festejar golo do Atlético Mineiro - Foto: IMAGO

Hulk chega aos 500 golos e emociona-se: «Muitos achavam que estava no fim da carreira»

Ex-FC Porto atingiu marca histórica na carreira

Hulk abriu caminho para a vitória do Atlético Mineiro na receção ao Bahia, na 32.ª jornada do Brasileirão, num encontro em que Biel, cedido pelo Sporting, também deixou o nome na lista de marcadores. 

Com o golo frente ao Bahia, Hulk chegou aos 500 golos na carreira, sendo o 10.º melhor marcador da história do galo, com 132 tentos. O ex-FC Porto não escondeu a emoção depois de atingir a marca especial e falou sobre um possível fim de carreira. 

«Estou muito grato por tudo o que aconteceu na minha vida, vim de baixo e Deus sabe o que tive de enfrentar para poder estar aqui hoje. Criado com três irmãs mais velhas e três mais novas. Os meus pais a trabalhar para que não faltasse o nosso pão em cada dia. Começar a jogar com 12 anos e hoje com 39 anos chego a essa marca histórica. Nem tinha noção, na semana passada recebi os números», apontou, em declarações ao Globoesporte.

«O Brasil tem mais de 500 anos, é um país de futebol e eu estou entre os 10 que chegaram a essa marca. Não tenho palavras para descrever este momento. Gratidão a Deus, à minha esposa, aos meus pais, sogra, filhos e ao Atlético Mineiro, que me abriu as portas para voltar a jogar no meu país, aos 34 anos. Muitos achavam que estava no fim da carreira e eu tendo a provar cada dia mais e mais que não é a idade que faz a diferença, mas sim o quanto te dedicas e exiges de ti para estares bem fisicamente e competires com os mais novos. Agradecer a este clube maravilhoso e a todos os meus companheiros que passaram por aqui desde 2021 e aos que estão aqui neste momento. Gratidão a todos eles. Espero levar muito mais alegria aos adeptos», completou.

Hulk quebrou ainda o jejum de mais de um ano sem marcar no Brasileirão em lances de bola corrida. No total, o avançado soma 132 golos em 281 jogos pelo Atlético Mineiro. Antes, já tinha interrompido o jejum de mais de dois meses sem marcar para todas as competições.  

Hulk chegou ao galo em 2021 e conquistou Brasileirão (2021), Taça do Brasil (2021), Campeonato Mineiro (2021, 2022, 2023, 2024 e 2025) e Supertaça do Brasil (2022). 

Hulk estreou-se como sénior no Vitória, em 2004, mudando-se para o Japão, onde representou Kawasaki Frontale (três golos), Consadole Sapporo (26 golos) e Tokyo Verdy (45 golos). Seguiu-se o FC Porto, onde fez 95 golos em 186 partidas. Após deixar o Dragão, rumou ao Zenit, onde teve números semelhantes: 94 golos em 179 encontros. Passou ainda pela China, onde fez 93 golos em 158 jogos, antes de voltar ao Brasil pela porta do Atlético Mineiro. O internacional brasileiro fez 11 golos pela seleção principal do Brasil e um pela olímpica.