Honra, Disciplina, Mérito, Paciência: Respeita-te a ti mesmo
Já se sabe que um clássico norte-sul, sul-norte, Benfica-FC Porto-Sporting, qualquer combinação, começa a jogar-se bem antes do apito inicial, seja nos canais dos clubes, nas conferências de imprensa, nos balneários. E terminam bem depois do jogo acabar, nos cafés, na caminhada dos adeptos até aos carros, nos canais dos clubes, nas conferências de imprensa. Tudo isso faz parte do fenómeno que consome adeptos durante 90 minutos, mas que depois pede que voltem a ser pessoas equilibradas.
Agora, claro, também nas redes sociais, que são o recreio natural da nova geração, pelo que um jogo pode durar dias. No encontro a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, o avançado do FC Porto, Samu, começou - e ganhou - em campo, mas resolveu espalhar ainda mais o gesto que teve para com Pavlidis, avançado do Benfica, ao recusar-se a apertar-lhe a mão - e mais, em vez disso agarrou o emblema portista na camisola. Algo que podia ter feito mesmo após o aperto de mão. O momento passou na TV, mas depois apimentou a coisa na sua conta pessoal com a legenda «Respeita». Depois apagou, como quem assobia para o lado, mas uma vez na internet...
Apareceu resposta depois, com Enzo Barrenechea, médio argentino dos encarnados, a elevar a fasquia num prolongamento. O jogador publicou uma fotografia a preto e branco num duelo com Samu, precisamente com a frase: «HDMP [filhos de mil p...], vemo-nos em breve.» A sigla é um acrónimo para «Hijos de mil p****», algo que se traduz como «Filhos de mil p****». É algo que sai de dentro. Mas o argentino resolveu depois ser criativo, ‘esclarecendo’ que se tratava de «Humildade, disciplina, muito trabalho, paixão». Convenhamos que, como foi preciso emendar a mão com rapidez, foi precisa uma valente cambalhota para colocar o «muito» ali antes do «trabalho», por isso deixo sugestões:
«Hábito, Dedicação, Melhoria, Persistência»
«Honra, Disciplina, Mérito, Paciência para vos aturar.»