Nina Tonji cantou 'A Marselhesa' no jogo da NFL em Paris (D.R.)
Nina Tonji cantou 'A Marselhesa' no jogo da NFL em Paris (D.R.)

Hino francês foi alterado na estreia da NFL em Paris

Cantora franco-canadiana Nina Tonji mudou uma palavra dos versos redigidos no século XVIII

França e o Stade de France receberam pela primeira vez um jogo da NFL este domingo, mas o hino francês que antecedeu o encontro entre Pittsburgh Steelers e os New Orleans Saints chamou muito a atenção, até porque o encontro (vitória dos Steelers por 16-10) não foi dos mais emocionantes da liga de futebol-americano.

Num momento que gerou alguma incompreensão entre os adeptos franceses, o hino nacional de França foi alvo de uma alteração na sua letra. A responsabilidade de entoar A Marselhesa no arranque musical desta jornada histórica coube à cantora franco-canadiana Nina Tonji, aposta da NFL no âmbito da estratégia de expansão da marca a nível internacional. 

No entanto, nos versos da composição escrita em 1792 por Rouget de Lisle, a artista trocou a célebre frase original «Que um sangue impuro /  Regue os nossos sulcos!» por «Que um sangue unido / Regue os nossos sulcos!». Em francês, «Qu'un sang impur / Abreuve nos sillons!» passou para «Qu'un sang uni / Abreuve nos sillons!»

A formulação original já tinha sido alvo de esclarecimento formal pelo governo francês em 2023, após várias controvérsias associadas a alegadas conotações xenófobas ou racistas do símbolo nacional. Na altura, o executivo explicou no seu portal oficial a origem das frases: «'Que um sangue impuro / Regue os nossos sulcos' não se refere a sangue estrangeiro, mas sim a certos nobres que, supostamente dotados de 'sangue puro', traíram a França ao participar na contra-revolução.»

Próximo artigo

A iniciar sessão com Google...