Yeremay Hernández, extremo de 23 anos cumpre a 9.ª temporada ao serviço do Corunha - Foto: IMAGO
Yeremay Hernández, extremo de 23 anos cumpre a 9.ª temporada ao serviço do Corunha - Foto: IMAGO

Há algo que atrai Yeremay ao Sporting

Extremo quer levar o Corunha à subida mas leão tem outros atrativos: títulos, Liga dos Campeões... Investimento terá de ser muito alto mas o sonho continua

Nunca digas nunca mesmo quando o sonho se adivinha difícil. A lógica é esta em Alvalade e o Sporting, que há muito sonha com o extremo do Corunha, tem no próprio Yeremay Hernández um aliado: quer muito ajudar o Depor a subir a La Liga mas é atraído por outros desafios, como a Champions que os verdes e brancos lhe dão a possibilidade de jogar e já em janeiro. Os leões não colocam de parte voltar a tentar o jogador neste mercado de inverno, só o Depor, de saúde financeira e desportiva, pode travar a investida…

Um extremo destro para jogar a partir da esquerda há muito que é desejo em Alvalade e Yeremay Hernández há muito que é o jogador no topo da lista de potenciais reforços para a posição. No Sporting há mesmo a convicção de que mais cedo ou mais tarde o espanhol de 23 anos vai vestir de verde e branco. E acredita-se que pode ser mais cedo do que tarde, daí voltar a estar em cima da mesa possibilidade de novo ataque, nesta janela de inverno. Sabe A BOLA que, nesse cenário, os verdes e brancos terão no jogador um aliado.

Yeremay nasceu em Las Palmas, Canárias, mas cedo, ainda iniciado, rumou a Madrid. Duas temporadas no Real antes de ir para o Corunha em 2017/2018 para uma caminhada que, entre formação e equipa principal, já vai na 9.ª época de cumplicidade. Esta união entre jogador e clube tem valido ao Depor a permanência de Yeremay Hernández, pouco dado a dar ouvidos a propostas para sair. Até este verão…

Foi nessa altura que, depois de negas a Como, Nápoles, Roma e Dortmund, o extremo disse sim ao Sporting: pelo projeto, pela forma como os leões o abordaram. Esfumou-se no entanto a possibilidade de transferência mas não o respeito do jogador para com o clube de Alvalade. E agora pelo facto de os leões estarem a fazer uma boa fase de liga na Champions bem como estarem na luta pelo título voltam a entrar na cabeça de Yeremay.

7
Os golos de Yeremay esta época no Corunha (2.º na 2.ª divisão de Espanha), em 18 jogos e com cinco assistências

No verão, 25 milhões de euros mais 5 milhões em bónus não chegaram para convencer o Depor a negociar o extremo. O Sporting sabe à partida que o mesmo valor não vai chegar para dar a volta aos galegos mas vão jogar com as leis do mercado e podem jogar também com o facto de Yeremay se sentir atraído pelo projeto. Mesmo que publicamente não o admita.

Alternativas para as alas em fim de ano de razia e à espera de reforço

Entre lesionados e internacionais que vão participar na Taça das Nações Africanas (CAN), Rui Borges não pode contar com cinco pesos-pesados da equipa pelo menos até ao início de 2026: Diomande e Geny Catamo nas seleções da Costa do Marfim e de Moçambique; Debast, Pedro Gonçalves e Quenda lesionados.

Na defesa ficam Quaresma e Gonçalo Inácio a dar conta do recado, com Matheus Reis a ajudar; nas alas o problema é maior. Porque sem os três mais utilizados (Pote, Quenda e Geny), o treinador do Sporting tem de fazer ginástica…

Na direita, Salvador Blopa, 18 anos, vai passar a ter mais chances para aparecer. Ou então será preciso desviar Trincão do centro, onde tem sido fundamental. A subida de Vagiannidis é outra possibilidade.

Na esquerda, para não mexer muito nas dinâmicas, Alisson pode passar à titularidade. Ou então dar-se a subida de Maxi Araújo. O lado canhoto não é terreno desconhecido para Ioannidis e há ainda Mangas confortável na posição. E se na direita há o miúdo Blopa, para a esquerda há Flávio Gonçalves.

Uma tarefa para Rui Borges se dedicar depois do Aves SAD e enquanto espera por reforço de mercado.