GP São Marino: Jorge Martín vence sprint com Miguel Oliveira em 15.º
Miguel Oliveira (Aprilia) foi, este sábado, 15.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda da das 20 que constituem o campeonato de 2024. O piloto português da Trackhouse Racing, que largou da 18.ª posição terminou a 21,995 do espanhol Jorge Martín (Ducati), o mais rápido da prova em Misano, superando os italianos Francesco Bagnaia (Ducati) por 1,495 s e Franco Morbidelli (Ducati), terceiro, a 1,832.
Oliveira, que nos treinos oficiais da véspera sentira problema de aderência dos pneus à pista nas travagens antes das curvas, fez uma má partida e baixou ao 20.º lugar. No entanto, foi conseguindo recuperar posições terminando em 15.º ao cortar a meta.
Já Jorge Martín (311), que no passado fim de semana, no que GP de Aragão, onde foi 2.º, havia assumido o comando do Mundial, saiu do 4.º lugar da grelha e só parou no centro do pódio, dilatando a vantagem de 23 pontos que detinha sobre Bagnaia (285), teve a ‘pole position’, para 26, com Marc Márquez (Ducati) em 3.º (234) e Oliveira a manter-se em 13.º (60).
«Depois do arranque, a minha corrida foi um desastre. Perdi a primeira posição e, a partir daí, já não deu para fazer nada. O Jorge [Martin] estava muito forte nas travagens», contou Pecco Bagnaia, campeão em 2022 e 2023.
Para Martin, que amanhã procurará ganhar o terceiro grande prémio da temporada, algo que não consegue desde maio, em França, apesar de depois ter somado cinco 2.º lugares, o ritmo que impôs foi determinante para ter vencido a quinta corrida sprint. «Estou supercontente. Foram 13 voltas em ritmo de qualificação. Mas amanhã será outra história. No entanto estou confiante num bom resultado».