Governo dos Açores recua, Vicintin aplaude e Santa Clara mantém-se em São Miguel
Chegou ao fim a indefinição quanto à possibilidade da SAD do Santa Clara se agregar a um clube do continente na próxima temporada. O Governo Regional dos Açores adiou para 2027/28 a reformulação nos apoios à Palavra Açores – que garante um milhão de euros ao emblema de São Miguel – garantindo que os mesmo manter-se-ão inalterados em 2026/27.
Bruno Vicintin, acionista maioritário da SAD do Santa Clara, aplaudiu a decisão, que era imprescindível para a continuidade da sociedade nos Açores. «Parabéns ao Governo dos Açores e a todos os partidos, mesmo os da oposição que defenderam a posição. Gastar com desporto não é gasto e sim investimento», escreveu nas suas redes sociais.
Essa possibilidade de corte nos apoios à Palavra Açores foi aventada em janeiro e levou Bruno Vicintin a equacionar ligar a SAD do Santa Clara a um clube do continente. Questão que está colocada de lado, depois de Sofia Ribeiro, secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, ter anunciado a manutenção dos apoios aos clubes açorianos.
«Na sequência de várias exposições que os clubes nos têm feito nas últimas semanas a darem-nos conta da imprevisibilidade que teriam, se houvesse uma alteração agora face à preparação da próxima época é, para nós, um argumento de peso. Os clubes precisam de ter previsibilidade necessária para o seu planeamento de toda uma época desportiva. Vamos manter os apoios no âmbito da relevância turística no âmbito do desporto, começando já com estes clubes a trabalhar numa reformulação dos apoios para 2027/28», disse Sofia Ribeiro à Antena 1 Açores, após reunião com os clubes.