Brobbey fez o 2-2 já para lá dos 90'
Brobbey fez o 2-2 já para lá dos 90' - Foto: IMAGO

Golo na compensação acaba com série vitoriosa do Arsenal

'Gunners', que haviam vencido os últimos 10 jogos, empataram em casa do Sunderland. 'Black cats' começaram a ganhar, permitiram a reviravolta mas, já para lá dos 90', Brobbey fez o 2-2 final

A reviravolta estava já ali, mas Brobbey acabou com a série vitoriosa do Arsenal. A equipa de Arteta empatou, após 10 vitórias consecutivas, a dois golos com o Sunderland, em duelo da jornada 11 da Premier League.

Poucas oportunidades e muitas paragens. Assim decorreram os minutos iniciais, que contaram com intervalos prolongados para assistência médica a Merino e Timber. Um jogo que começou com muitos duelos físicos, entre duas equipas que chegaram a esta partida como a melhor defesa do campeonato, a dos gunners, só com três golos sofridos, e a segunda, dos black cats, que, com oito tentos contra, estava a par da do Manchester City.

Essa solidez defensiva da equipa da casa foi um dos fatores que permitiu manter uma baliza a zeros no primeiro tempo. O Arsenal assumiu o controlo da posse de bola, mas o jogo mastigado, com pouca criatividade, pouco ou nada permitia criar. Aliado a isso, apenas um canto nos primeiros 45 minutos, um fator que muita influência tem na marcação de golos dos londrinos, que no primeiro tempo, só rematou à baliza num livre de Rice, defendido por Roefs.

Foi ao minuto 36 que chegou o primeiro golo da partida. Ao fim de oito jogos, o Arsenal voltou a sofrer golos, com Ballard a rematar com potência para fazer o 1-0 na partida, que se manteve até ao intervalo.

O segundo tempo chegou com um Arsenal diferente. Mais móvel no ataque, mais organizado, com mais ideias para entrar na área e rematar à baliza. Bukayo Saka ameaçou à primeira e, à segunda, não perdoou. Aos 54', recebeu de Merino após perda de bola e, com um disparo ao primeiro poste, fez o golo do empate.

A pressão do líder do campeonato continuou a aumentar, Zubimendi acertou na trave e Eze ainda rematou à figura de Roefs. Mas como de dentro de área não estava a dar para fazer a reviravolta, Troassard decidiu fazê-lo... de meia distância. Um disparo potentíssimo à entrada da área só parou na malha superior da baliza do Sunderland para dar o 2-1 à equipa de Mikel Arteta.

Em desvantagem no marcador, o Sunderland cresceu. Procurou o golo, Brobbey ainda obrigou Raya a mergulhar e, já na compensação, a persistência deu frutos, com o neerlandês a antecipar-se a Gabriel e ao guarda-redes adversário para, com um remate acrobático, fazer o 2-2, num momento que fez explodir as bancadas do Stadium of Light.

O Arsenal ainda esteve perto de fazer o 3-2, num cabeceamento de Calafiori defendido por Roefs, mas já não conseguiu chegar à vantagem. Depois de 10 vitórias, os gunners foram travados no norte de Inglaterra, mas ainda levam, de forma provisória, uma vantagem de sete pontos na liderança da Premier League.

11.ª vitória consecutiva do Arsenal, que está, de forma provisória, com vantagem de nove pontos na liderança da Premier League.