Gil Vicente: Vítor Campelos reina a apostar nos jovens
Com cinco jornadas da Liga já realizadas, o Gil Vicente já utilizou 20 jogadores e apresenta a média de idades de 24,5 anos, segundo a segunda melhor do campeonato, apenas superada pelo Famalicão, com 22,7 anos. É enorme a influência de Vítor Campelos para a existência destes números, porque se trata de um treinador que sempre gostou de trabalhar com os mais jovens e de promover talento. Raphinha (Barcelona), Otávio (Al Nassr), André Almeida (Valência) ou Tapsoba (Bayer Leverkusen), que é ainda a transferência mais volumosa realizada pelo Vitória de Guimarães, são alguns exemplos de jogadores que passaram pelas mãos de Campelos quando este orientava a equipa B dos conquistadores e que atingiram o estrelato. Mais recentemente, no Chaves, conseguiu retirar todo o potencial do central Alexsandro que seria transferido para os franceses do Lille.
Atualmente, no Gil Vicente, o técnico teve de remontar quase todo o grupo, dado o elevado número de saída de jogadores e alguns de enorme valia, como Fran Navarro que foi para o FC Porto. A aposta da Direção gilista em Campelos passou exatamente por saber que o técnico consegue dar prioridade a futebolistas com qualidade, mas que ainda possam evoluir mais, dando rendimento na atualidade e contribuindo para possíveis negócios vantajosos no futuro.
Vítor Campelos é hábil na forma como lidera este tipo de grupos jovens, onde também consegue encontrar o devido espaço para alguns atletas mais experientes e fundamentais como são os casos de Rúben Fernandes ou Pedro Tiba. As aquisições de Martim Neto (20 anos), Leonardo Buta (21 anos) ou Félix Correia (22 anos), Mory Gbane( 22 anos) e Baturina (23 anos) são alguns dos casos que prometem ter sucesso. Mas no plantel há ainda Miguel Monteiro (20 anos) que já teve a sua oportunidade de atuar pela equipa principal, num jogo da Taça da Liga, e que, tal como outros, são seguidos de forma rigorosa pela equipa técnica com Campelos a registar todos os dados e também ele próprio a seguir as partidas da equipa sub-23 e outros escalões.