Geny Catamo ao serviço da seleção de Moçambique (FMF)
Geny Catamo ao serviço da seleção de Moçambique (FMF)

Geny Catamo dá vitória a Moçambique, Uganda já sabe que não vai ao Mundial

Moçambicanos venceram por 1-0 a seleção da Somália, ugandenses saíram derrotados da Argélia e ficaram fora das contas do 'play-off' de apuramento

A seleção de Moçambique venceu na última jornada do grupo G da fase de apuramento para o Mundial 2026. Geny Catamo, jogador do Sporting, fez o único golo da vitória frente à Somália, por 1-0.

O jogo ficou decidido ao minuto 6. Bruno Langa cruzou, o guarda-redes Mohamud saiu de forma disparatada e, sem o guardião na baliza, Catamo finalizou para o 1-0 final. Este resultado permitiu à seleção moçambicana chegar aos mesmos 15 pontos que o Uganda, segundo classificado, mas a diferença de golos (marcou os mesmos 14, mas sofreu mais 8), não permitiu que os Mambas alcançassem o segundo posto.

Acabou por ser... indiferente: nem Moçambique nem Uganda vão ao play-off de apuramento. A jogar em terreno argelino, o Uganda esteve quase toda a partida a vencer, graças a golo de Steven Mukwala ao minuto 6. A reviravolta, no entanto, chegou já para lá dos 80'. Dois golos de Amoura, alvo do Benfica no último verão, de penálti, deram a vitória à Argélia, que entrou para este jogo já apurada para o Mundial.

Com a derrota, o Uganda não conseguiu ser um dos quatro melhores segundos, que em novembro vão decidir o representante africano no play-off intercontinental de março, de onde sairão os dois últimos apurados para o Mundial.