Gattuso sobre a ausência de Chiesa da seleção: «O problema é dele, não nosso»
O selecionador italiano, Gennaro Gattuso, considera que a ausência de Federico Chiesa da convocatória para a qualificação do Mundial é um «problema» do próprio jogador.
Chiesa não joga pela Itália há mais de um ano. A sua última partida foi no Euro 2024, em Berlim, quando uma seleção italiana apática foi eliminada pela Suíça nos oitavos de final.
Na sua primeira temporada, Chiesa foi titular em apenas um jogo da Premier League, ainda que tenha conquistado a medalha de campeão. Esta época, o avançado tem jogado com mais regularidade, tendo marcado no primeiro jogo do Liverpool na Premier League, numa vitória por 4-2 sobre o Bournemouth. Este facto tornou a sua ausência da seleção italiana ainda mais notória.
Gattuso, que sucedeu a Luciano Spalletti em junho, já deixou claro por diversas vezes que tem estado em contacto regular com Chiesa desde que assumiu o comando da seleção. Vontade de o convocar, garante, não tem faltado.
Questionado na quinta-feira, em Zurique, após o sorteio do play-off de acesso ao Mundial, se Chiesa seria o jogador ideal para furar o bloco baixo da Irlanda do Norte, adversária da Itália na meia-final de março, Gattuso mostrou-se agastado com a pergunta.
«Vocês sabem isso muito bem», disse à Sky Italia. «Fazem sempre as mesmas perguntas. Eu ligo ao Chiesa. Ligo-lhe antes de cada paragem para as seleções. O problema não é o Gattuso ou a sua equipa técnica. O problema é dele. Não nosso. Vocês sabem isso perfeitamente. Fazem-me sempre as mesmas perguntas e eu continuo a dar-vos a mesma resposta», concluiu.