Urawa Red Diaomns celebra conquista da Liga dos Campeões asiática em 2023
Urawa Red Diaomns celebra conquista da Liga dos Campeões asiática em 2023 (IMAGO)

Ganharam mais vezes a Champions do que o campeonato (com a ajuda de um ex-Benfica e Sporting)

Com uma história que se mescla com a do futebol japonês, o Urawa Red Diamonds é uma espécie de Nottingham Forest do Japão. André Carrillo, sem querer, ajudou...

Durante o Mundial de Clubes o jornal A BOLA conta-lhe, diariamente, uma curiosidade relacionada com um dos clubes participantes na primeira edição desta nova versão da prova. 

Ganhar a maior competição de clubes de qualquer continente não é fácil. Agora imagine-se o quão difícil é ganhá-la por duas ou mais vezes - só 13 clubes o fizeram na UEFA Champions League. E ganhar a Champions mais vezes do que o campeonato nacional, é impossível? Não, mas quase, tanto que só há um exemplo disso: o Nottingham Forest

Um exemplo disso na Europa, claro, porque existe outro ainda mais inusitado na Ásia: o Urawa Red Diamonds.

A equipa japonesa já ganhou a Liga dos Campeões asiática por três ocasiões - só o Al Hilal conquistou mais vezes a prova –, tendo apenas conquistado o campeonato japonês uma vez.  

Histórico japonês 

Fundado em 1950, o Urawa Red Diamonds tem um papel preponderante no futebol nipónico - foi um dos 10 clubes fundadores da J-League, o atual campeonato japonês, que impulsionou a profissionalização do futebol no país. Antes disso, quando o campeonato era amador, os Red Diamonds foram campeões quatro vezes (títulos que não são contabilizados para o histórico da J-League). 

Na J-League, a história foi diferente: só têm um título conquistado, em 2006, e ganharam logo a Champions no ano seguinte. Não voltaram a subir aos píncaros no futebol japonês, mas fizeram-nos mais duas vezes na Ásia, em 2017 e em 2023. 

A última vitória na Champions é que lhe permite chegar ao Mundial de Clubes. Foi sobre o Al Hilal e contou com o precioso (e involuntário) contributo de um ex-jogador de Benfica e Sporting: André Carrillo, que fez, na própria baliza, o golo decisivo da final.

Mais uma curiosidade: o Urawa Red Diamons nasceu como Central Japan Heavy Industries SC, em Kobe. Mudou-se para Tóquio em 1964 e passou a ser o Mitsubishi Heavy Industries, antes de chegar à nomenclatura atual. Agora sonham com o cenário de somarem tantos Mundiais como títulos nacionais. Nem o Nottingham Forest... 

Sugestão de vídeo:

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa