Festejos dos jogadores de Portugal
Festejos dos jogadores de Portugal - Foto: IMAGO

Frango como entrada, Quenda a brilhar e Gustavo Sá para fechar em beleza: notas dos jogadores de Portugal

Quenda fez parecer fácil e saiu desgastado. Gustavo Sá entrou no decorrer da segunda parte e esteve nos três golos apontados pela equipa das quinas no segundo tempo
Figura do jogo: Quenda (8)
Esteve em dois dos golos de Portugal. O jogador do Sporting assistiu Rodrigo Pinheiro, que marcou a meias com o guarda-redes da Geórgia, que ficou mal na fotografia, com uma chapelada. Colocou Paulo Bernardo na cara do golo ainda na primeira parte. Quase marcou aos 35’. Abriu o livro e o remate não saiu longe. Na segunda parte, Quenda apontou o golo da tranquilidade para a Seleção Nacional após combinação com Gustavo Sá. Foi substituído nos últimos minutos depois de mostrar sinais de fadiga. 

Samuel Soares (7) - Sem muito trabalho durante os 90 minutos, mas respondeu afirmativamente sempre que foi chamado a intervir. Impediu o golo da Geórgia numa altura que o marcador ainda estava 0-0. Voltou a estar em destaque perto do intervalo. Esteve em evidência também a lançar a equipa das quinas no ataque, com bolas longas e de qualidade. 

Rodrigo Pinheiro (6) - Exibição tranquila ofensiva e defensivamente. Combinou com Quenda e fez o primeiro golo do jogo, beneficiando da ajuda do guarda-redes da Geórgia, que deixou escapar uma bola fácil. 

Chico Lamba (5) – Alguns nervos no início, mas foram passando. Esteve bem a controlar na profundidade e ganhou na velocidade aos adversários. 

João Muniz (5) - Seguro na defesa, lançou várias bolas longas para o ataque, uma delas recebida com classe por Quenda 

Flávio Nazinho (6) – Sofreu entrada muito dura logo no início e ficou com queixas. Ajudou sempre no ataque. 

Diogo Nascimento (6) - Mais uma exibição sólida do médio, que parece estar em todo o lado e sempre no sítio certo. Grande pormenor numa jogada que quase deu golo para a Seleção Nacional. 

Mateus Fernandes (6) – Prestação equilibrada. Forte no transporte de bola.

Paulo Bernardo (5) - Cumpriu no meio-campo e ajudou a manter a posse de bola no cerco da equipa das quinas à baliza georgiana. 

Tiago Tomás (5) - Foi bastante solicitado na frente, mas teve uma exibição infeliz. Teve tempo e espaço aos 60 minutos para marcar. Contudo, falhou o remate, saindo pouco depois para o lugar de Henrique Araújo. 

Roger Fernandes (5) – Irrequieto pela esquerda e com grande oportunidade aos 16 minutos. Viu amarelo e Rui Jorge tirou-o ao intervalo. 

Suplentes:

Mathias De Amorim (5) - Entrou na segunda parte e esteve envolvido no jogo. Recuperou uma bola numa zona alta do terreno que originou um livre perigoso para Portugal. Ficou perto do golo, embora Gustavo Sá tenha sido apanhado em fora de jogo.  

Gustavo Sá (7) - Entrou e sua presença fez-se logo notar. Esteve em três golos de Portugal. Assistiu Quenda de maneira deliciosa – de calcanhar –, para o golo que tranquilizou Rui Jorge e companhia. Voltou a estar em evidência ao servir e colocar Rodrigo Gomes à boca da baliza. Já depois dos 90 minutos, foi inteligente dentro da área e sofreu falta para penálti, convertido por Henrique Araújo.

Henrique Araújo (6) - Rendeu Tiago Tomás na frente de ataque. Ofereceu um golo a Rodrigo Gomes num bom lance individual. Converteu a grande penalidade em cima do apito final que fechou as contas do resultado. 

Rodrigo Gomes (6) - Mandou uma bola ao poste aos 86 minutos e, logo a seguir, apontou o terceiro golo de Portugal com um cabeceamento à boca da baliza. 

João Marques (6) - Entrou nos últimos 10 minutos e esteve ligado a um dos golos. Bateu o pontapé de canto que esteve na origem do terceiro golo.