Francisco Neto, treinador da seleção portuguesa de futebol feminino. Foto: FPF.

Francisco Neto: «Ficar na primeira divisão é o objetivo traçado»

Selecionador nacional pretende duas vitórias no duplo compromisso frente a Áustria a contar para o Grupo A2 para a Liga das Nações

Em antevisão ao primeiro duelo da dupla jornada frente à Áustria, para o Grupo A2 da Liga das Nações, Francisco Neto não hesitou em colocar a fasquia na conquista dos seis pontos. «Frente à França e à Noruega, provámos que temos capacidade para competir pelos três pontos com todas as equipas. Ficar na primeira divisão é o objetivo traçado. Propusemo-nos a chegar a dezembro a depender só de nós e por isso vamos em busca dos seis pontos, sabendo, com toda a humildade, que serão dois jogos muito complicados. Vamos focar-nos, para já, no primeiro [amanhã, às 17 horas, em Altach]. A Áustria é um adversário muito organizado, muito competitivo e que faz sempre bons resultados em casa. Tentaremos ser competentes o suficiente para ganhar», manifestou o selecionador nacional em conferência de imprensa.

Sobre as palavras da homóloga austríaca, Irene Fuhrmann, que adjetivou  de «surpreendente» o triunfo de Portugal sobre a Noruega (3-2) na ronda passada, Francisco Neto recusa falar em mais uma motivação para a equipa portuguesa: «Nada a dizer sobre isso! A nossa vontade de vencer, a nossa vontade de jogar e defender as cores do país têm de vir de dentro. Felizmente, as nossas jogadoras têm muita vontade, muito querer e muito caráter para competir a este nível», destacou. 

Ao lado do treinador, esteve Dolores Silva, que deu a receita para este duplo compromisso. «O nosso grupo está extremamente focado no que tem de fazer. Sabemos que temos de entrar concentradas ao máximo, para metermos em prática o que temos vindo a trabalhar. Não podemos ter medo de jogar à Portugal. Só assim estaremos mais perto de ganhar», lançou o mote a capitã das equipas das quinas.

O primeiro classificado qualifica-se para a final four da competição, enquanto o segundo mantém-se na Liga A, o terceiro joga o play-off de manutenção e o último desce à Liga B. Após a dupla jornada com a Áustria, Portugal ainda visitará a Noruega, no dia 1 de dezembro, e receberá a França em 5 de dezembro, em Leiria.