Francisca Veselko afastada na segunda ronda em Bells Beach
A participação de Francisca Veselko no Rip Curl Pro Bells Beach, na Austrália, terminou na segunda ronda. A surfista portuguesa foi eliminada pela havaiana Gabriela Bryan, terminando a sua prova de estreia no circuito mundial de surf entre as nonas classificadas.
Quatro dias após ter superado a ronda inaugural, contra a costa-riquenha Brisa Hennessy, a atleta lusa de 22 anos ficou pelos oitavos de final. 'Kika', campeã mundial de juniores em 2022, obteve uma pontuação total de 6,00 (com ondas de 3,5 e 2,5), que se revelou insuficiente face aos 15,66 pontos (7,83 e 7,83) de Gabriela Bryan, terceira classificada no ranking mundial de 2025. Com este resultado, Veselko amealhou 2.000 pontos para o ranking.
De recordar que a outra portuguesa em prova, Yolanda Hopkins, foi eliminada logo na primeira ronda, pela australiana Sally Fitzgibbons, terminando no 17.º lugar e somando 1.000 pontos.
A presença de Hopkins e Veselko assinala o regresso de Portugal ao circuito mundial de surf, desta vez na competição feminina, depois das participações de Tiago Pires (2008-2014) e Frederico Morais (2017, 2018, 2021, 2022 e 2024). As duas atletas garantiram a sua vaga graças ao segundo e quinto lugares obtidos no Challenger Series (CS) de 2025, respetivamente.
O Rip Curl Pro Bells Beach é a primeira de um total de 12 etapas do circuito, que terá uma paragem em Portugal, mais concretamente em Peniche, entre 22 de outubro e 1 de novembro. A próxima prova, também na Austrália, será o Magaret River Pro, entre 16 e 26 de abril.