Fran Navarro  (Foto: Hugo Delgado/LUSA)
Fran Navarro (Foto: Hugo Delgado/LUSA)

Fran Navarro: «No SC Braga gostava de jogar mais»

Avançado espanhol salienta diferença desta época para quando representava o Gil Vicente e deixa elogios a Carlos Vicens e a Pau Víctor

Fran Navarro já é o espanhol com mais golos (40) na história da Liga portuguesa. Com passagens por Gil Vicente, FC Porto e, agora, SC Braga, o avançado de 27 anos explica que já foi feliz nos diferentes contextos que encontrou.

«Desde que cheguei a Portugal tenho sido muito feliz, com momentos mais ou menos bons. No Gil Vicente, joguei as minhas duas primeiras épocas na Liga e fiz história [melhor marcador do clube no campeonato]. Tenho recordações muito boas. Dei um grande passo em frente ao ir para o FC Porto. É verdade que não joguei tanto quanto queria, mas sabia que havia muita concorrência. Tive a oportunidade de me estrear na Champions League», recorda em entrevista à Marca.

A celebrar um ano na Cidade dos Arcebispos, onde chegou por empréstimo do FC Porto antes de ser adquirido em definitivo, Fran Navarro é, esta época, o terceiro melhor marcador da equipa, com 9 golos, atrás de Ricardo Horta (10 golos) e de Rodrigo Zalazar (14 golos), tendo sido titular em 20 dos 33 jogos que disputou, mas não esconde que gostaria de estar mais tempo em campo.

«No SC Braga também gostava de jogar mais, mas temos muitas competições e temos de lá estar. No final, todos somos importantes e, pessoalmente, estou num bom momento. Já marquei nove golos e espero que haja muitos mais.»

O jogador também destacou a diferença que existe entre o presente e o período que passou em Barcelos: «A única diferença é que no Gil Vicente eu sabia que, quer marcasse ou não, ia jogar no encontro seguinte. Jogar dia após dia durante 90 minutos dá-nos confiança. No final, quanto mais um avançado joga, mais oportunidades tem e mais golos marca.»

«No SC Braga, se tivesse jogado mais», continua, «poderia ter feito mais golos e mais assistências, mas o importante é adaptarmo-nos ao papel que temos em cada momento e aproveitarmos ao máximo os minutos que jogamos».

Trabalhar com Carlos Vicens

O avançado explicou que o técnico dos bracarenses gosta de treinar muito com bola, algo que acaba por beneficiar a equipa: «É um treinador que gosta de ter a bola. Os treinos são todos com bola para que nos sintamos cada vez melhores e encontremos soluções. O que ele quer é que os adversários corram, que os dominemos e que tenhamos muitas mais oportunidades.»

Relação com Pau Víctor

Fran Navaro já está habituado a treinar e a jogar com Pau Víctor, com quem diz «entender-se muito bem», já que os compatriotas têm «uma boa relação, não só dentro de campo, mas também fora». «Estamos muito juntos e quando jogamos juntos, ele joga um pouco mais recuado. Creio que nos entendemos bem», ditou.