Avançado espanhol começou a partida no banco de suplentes, mas depois de entrar foi decisivo (Foto: Hugo Delgado/LUSA)
Fran Navarro começou a partida no banco de suplentes, mas depois de entrar foi decisivo (Foto: Hugo Delgado/LUSA)

SC Braga: concorrência de Pau Victor não faz tremer Fran Navarro

Ao segundo jogo oficial da nova época, primeiro golo do ponta de lança; chegada do compatriota não assusta. Carlos Vicens concede dois dias de folga ao plantel

O primeiro golo do SC Braga em jogos oficiais na era de Carlos Vicens demorou 193 minutos a aparecer, mas teve direito a toda a pompa e circunstância: o pontapé acrobático de Fran Navarro entrou na baliza do Levski Sófia, apurando os minhotos para a 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de liga da Liga Europa.  

Para além da importância natural deste lance, o golo ainda foi especial por outros motivos, tanto para o clube e como para o jogador. Desde logo, já ninguém tira a Fran Navarro o facto de ser o autor do primeiro tento do SC Braga na época 2025/26.

Também foi o primeiro golo do avançado espanhol enquanto jogador pertencente ao SC Braga. Na época passada já marcara por quatro vezes ao serviço dos minhotos, mas enquanto emprestado pelo FC Porto (apesar de o acordo de empréstimo contemplar uma cláusula de compra obrigatória no valor de 2,7 milhões de euros, que foi naturalmente acionada).

Por fim, Navarro também respondeu da melhor maneira a uma entrada na nova temporada que podia ter sido em falso. Frente ao Levski Sófia, o espanhol foi titular na 1.ª mão da eliminatória e a equipa não marcou golos, enquadrando apenas dois remates com a baliza búlgara.

Para a 2.ª mão, Vicens tirou Navarro do onze titular, mas a equipa continuou sem encontrar o caminho para golo. Até ao momento de inspiração do jogador de 27 anos, que disse ‘presente’ numa altura em que tem de contar com nova concorrência na equipa

Pau Victor à espreita

Sendo o reforço mais caro da história do SC Braga (€12 milhões fixos, mais €3 milhões em variáveis), Pau Victor não estava inscrito para a eliminatória com o Levski Sófia, mas já poderá jogar frente ao Cluj, na próxima eliminatória.

É então mais uma opção para a frente de ataque bracarense, um lugar que Fran Navarro também pretende agarrar. E começa a fazê-lo da melhor maneira, não só pelo golo marcado, mas pela forma como respondeu a um primeiro jogo menos conseguindo, que resultou na perda do lugar de titular.

Será uma escolha que Carlos Vicens terá de fazer para o jogo na Roménia, assumindo que o capitão Ricardo Horta manterá o lugar no onze inicial. Resta, porém, ver como é que Pau Victor será utilizado pelo técnico, já que o jovem tanto pode jogar, como ponta de lança, mas também tem experiência a atuar como extremo.

'Operação Cluj' começa domingo

Consumado apuramento para a 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, Carlos Vicens concedeu dois dias de folga ao plantel (esta sexta-feira e sábado), pelo que o grupo de trabalho dos bracarenses regressará aos treinos no próximo domingo. Nessa altura, o técnico espanhol começará a preparar o jogo da próxima quinta-feira, diante do Cluj.

O SC Braga vai disputar a primeira mão desta 3.ª pré-eliminatória fora de casa, pelo que o duelo decisivo com a equipa onde alinham os portugueses Simão Rocha e Camora (este último naturalizado romeno) será na Pedreira, no conforto do lar minhoto.

Caso deixem o Cluj pelo caminhho, os bracarenses ainda terão de disputar um play-off para chegarem à fase de liga da prova.

Vídeo sugerido