Fórmula 1: há uma nova preocupação a assombrar os pilotos para o GP do Qatar
O Grande Prémio do Qatar de Fórmula 1 já requer uma gestão delicada dos pneus durante a corrida, mas este ano há um novo problema que está a gerar preocupação.
A Pirelli já havia imposto um limite máximo de voltas, 25, por cada conjunto de pneus, para evitar um desgaste excessivo. No entanto, há um fator que pode destruir os pneus sem este desgaste excessivo: a gravilha.
Após as duas sessões de sexta-feira, o treino livre e a qualificação para a corrida sprint, a marca italiana revelou que descobriu cortes em vários conjuntos de pneus, os quais estarão a ser provocados pela gravilha que os pilotos espalham na traçado de Lusail, quando saem de pista.
«Tivemos vários cortes na banda de rodagem, afetando todos os pneus. Isto deve-se principalmente às escapatórias de gravilha que existem aqui», explicou Simone Berra, engenheiro-chefe da Pirelli, aos meios de comunicação.
«O circuito adicionou três ou quatro faixas de gravilha em comparação com o ano passado. Os pilotos, quando forçam os limites, acabam por trazer alguma gravilha para a pista. Vimos alguns cortes bastante profundos. Alguns eram mesmo muito profundos. Precisamos de ter em conta quaisquer implicações possíveis durante a corrida sprint ou a corrida principal», prosseguiu.
Para Berra, os pilotos arriscam furar um pneu caso passem pela gravilha: «Vi alguns cortes que eram bastante profundos, chegaram à estrutura do pneu. Felizmente, não cortaram nenhuma das lonas. Mas, obviamente, se a estrutura ficar exposta e se passar continuamente sobre esta gravilha, corre-se o risco de ter um furo.»
«Normalmente, os pilotos mantêm-se mais em pista durante a sprint e a corrida, pelo que poderá ser uma preocupação menor. Mas, claro, queremos manter-nos atentos a esta questão», garantiu.
«É bastante afiada, porque gerou estes cortes com muita facilidade. Parece mais cortante do que noutros circuitos», atirou.
O Qatar recebe este fim de semana o penúltimo Grande Prémio de Fórmula de 2025, numa altura em que Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri lutam pelo título mundial de pilotos. A corrida sprint é este sábado às 14h, a corrida principal é no domingo, a partir das 16h.