Drenthe, antigo jogador do Real Madrid - Foto Imago
Drenthe, antigo jogador do Real Madrid - Foto Imago

Oito filhos, rap e um AVC: vida de ex-colega de CR7 dava um filme

Royston Drenthe voltou a ser o centro das atenções. Desta vez, não pelo futebol, mas pela participação num programa de televisão, onde falou da ascensão meteórica no futebol a graves problemas pessoais e vida familiar agitada

O antigo futebolista parecia uma personagem saída de um romance juvenil. Ainda muito jovem, foi descoberto pelo Feyenoord, onde passou pelas categorias de formação. Contudo, após um conflito no clube, saiu por dois anos para o Excelsior, regressando depois ao maior clube da cidade natal.

Após a estreia na equipa principal em 2006, Royston Drenthe rapidamente se afirmou como um dos maiores talentos do futebol neerlandês. Menos de ano e meio depois, conquistou o Campeonato da Europa sub-21 pela seleção, o que o levou a um litígio judicial com o Feyenoord.

O litígio judicial que o levou ao Real Madrid

Drenthe subiu tão rapidamente que, após 29 jogos com a camisola do clube de Roterdão, o Real Madrid manifestou interesse na sua contratação. O extremo esquerdo deveria reforçar o gigante espanhol, e assim aconteceu. A transferência foi conquistada através de um processo judicial. Na capital espanhola, jogou ao lado dos compatriotas Wesley Sneijder e Klaas-Jan Huntelaar. No entanto, o sonho começou gradualmente a transformar-se em desilusão e a sua posição na equipa enfraqueceu.

Royston Drenthe com Cristiano Ronaldo e Mourinho no Real Madrid

O primo de Edgar Davids e Georginio Wijnaldum teve bastante espaço na sua primeira época em Madrid, mas após a chegada do brasileiro Marcelo, o seu tempo de jogo diminuiu significativamente. Após 46 jogos pelos merengues, a sua passagem pelo clube chegou ao fim.

No último dia do mercado de transferências, em agosto de 2010, foi emprestado ao Hércules Alicante. A partir desse momento, a sua carreira entrou progressivamente num beco sem saída.

Royston Drenthe mantém-se ligado ao futebol fazendo comentários
Royston Drenthe mantém-se ligado ao futebol fazendo comentários

Carreira sem estabilidade

Royston Drenthe passou por 14 clubes – desde Everton, em Inglaterra, ao Baniyas Club, nos Emirados Árabes Unidos, passando pelo Alania Vladikavkaz, na Rússia, ou o Kozakken Boys, da terceira divisão neerlandesas. Pelo meio, terminou a carreira profissional e apareceu esporadicamente no futebol amador.

No total, disputou 304 jogos profissionais por clubes, nos quais marcou 38 golos. O campeão europeu sub-21 representou a seleção principal dos Países Baixos apenas uma vez.

Após o fim da carreira futebolística, dedicou-se à indústria musical. Sob o nome artístico de Roya2Faces, dedicou-se ao rap, colaborando também com o antigo internacional holandês e jogador do Liverpool, Ryan Babel.

Publicou uma autobiografia na qual admitiu abertamente que não levou a sua carreira profissional suficientemente a sério. As festas frequentes, a vida noturna e o desperdício de dinheiro, segundo as suas palavras, contribuíram significativamente para o seu fim prematuro.

Oito filhos com três mulheres

A sua vida privada também foi turbulenta. O neerlandês, de 38 anos, tem oito filhos com cinco mulheres diferentes, revelação feita em 2024 no programa neerlandês "As estradas mais perigosas do Mundo".

«Com a primeira mulher tenho três filhos, de quinze, catorze e quatro anos. Depois apaixonei-me por outra mulher e tivemos um filho juntos, com quem também fui casado. Em 2016, casei-me novamente e com outra parceira tenho mais dois filhos», contou.

Problemas de saúde graves

Para conseguir sustentar os seus filhos, Drenthe encontrou um novo emprego. Desde 2023, trabalha como assistente de saúde e segurança nas Unidades de Cuidados Intensivos (HIS) em instituições psiquiátricas nos Países Baixos. No entanto, não perdeu completamente o contacto com o mundo do futebol. Aparece regularmente em programas e debates, muitas vezes ao lado do antigo internacional Andy van der Meijde.

Nos últimos anos, engordou consideravelmente, o que o motivou a aceitar o convite para participar no programa "Nog Eén Keer Fit" (em forma novamente) no canal de televisão NPO 3. Juntamente com Wim Kieft e o amigo Wesley Sneijder, tenta voltar à forma. Durante as gravações, revelou-se que escapou por pouco a uma grave ameaça à vida, enquanto recuperava de uma embolia pulmonar.

No entanto, esse não foi o momento mais grave. No outono de 2025, a antiga promessa do futebol holandês sofreu um AVC. Sobreviveu, mas o seu estado físico deteriorou-se significativamente. Pelas imagens do programa, é evidente que está a trabalhar com o máximo empenho para regressar a uma melhor condição.