Japa remata para mais um ponto do Benfica frente ao Leixões (foto Miguel Nunes)

Benfica vence Leixões com folha limpa

Encarnados venceram por 3-0 na Luz e igualaram o Sporting no topo da classificação da Liga, com mais um jogo do que os leões

O Benfica venceu o Leixões com folha limpa (3-0), em jogo da 17.ª jornada da 1.ª fase da Liga, no Pavilhão n.º 2 da Luz, e igualou o Sporting no topo da classificação, mas com mais um jogo do que os leões, que acertam o calendário no domingo, em receção à Académica de São Mamede.

O equilíbrio imperou nos instantes iniciais em sucessivas igualdades no marcador, até os encarnados adiantarem-se aos 6-5 e ponto a ponto - e um parcial de 4-0 - chegarem aos 15-9. O Leixões, quarto classificado do campeonato, reagiu, forçou o erro das águias, e reduziu a 16-12. Mas só. O Benfica não permitiu maior encurtamento da vantagem e quando atingiu 21-16 colocou um ponto final da partida inaugural, que fechou com 25-17.

A equipa de Matosinhos começou melhor o segundo set, e à imagem do primeiro, havia empate aos 5, mas também aos 8. Então, outra vez como na partida inicial, a formação de Marcel Matz disparou com outro parcial de 4-0, para 12-8. E ainda que os comandados de Tiago Sineiro tenham respondido bem, na reta final os anfitriões alcançaram decisivos 21-15, antes de repetirem o resultado do primeiro set: 25-17.

A terceira partida foi a mais renhida. Aos 13 mantinha-se empatada, mas o Benfica ganhou embalagem e adiantou-se quatro pontos, que aumentou para cinco aos 22-17, uma vantagem que perdurou até aos 25-19 finais.

Para o treinador do Benfica Marcel Matz a base da vitória esteve no «trabalho na receção, no primeiro toque, que conseguiu neutralizar o serviço do Leixões, e principalmente no ataque, que foi muito eficiente».