FC Porto: o que pretende Diogo Costa para o seu futuro
Em todas as janelas de transferências o seu nome é um dos que figura sempre no lote de possíveis vendas do FC Porto. Este verão não foge à regra e Diogo Costa pode mesmo abandonar o Dragão nos próximos meses, ele que considera ter chegado o momento para abraçar um novo desafio na carreira, tendo o sonho de jogar num campeonato mais mediático, sobretudo a Premier League.
E é de Inglaterra onde há mais interessados, a começar pelo Manchester City e o Manchester United, que vão ao mercado para contratar um guarda-redes experiente, no caso dos citizens que devem perder o brasileiro Ederson, que tem propostas milionárias da Arábia Saudita, e no caso dos red devils Ruben Amorim parece não depositar grande confiança no camaronês Onana e já ter pedido aos dirigentes do clube um guardião experiente como Diogo Costa, que se enquadra no perfil desejado, com excelente jogo de pés.
A questão agora é perceber se André Villas-Boas estará na disposição de vender o capitão azul e branco abaixo da cláusula de rescisão, que é de 75 milhões de euros, pelo que se admite a possibilidade de o fazer na casa dos 60 milhões de euros, tendo em conta que no atual mercado dificilmemente alguém paga tanto por um guarda-redes.
Ainda assim, a vontade de Diogo Costa prosseguir carreira noutras latitudes é legítima e o dono da baliza azul e branca já terá mesmo comunicado ao seu círculo mais próximo a vontade acérrima de experimentar outro campeonato, a Premier League de preferência.
Apesar de ser um dos elementos que aufere um ordenado mais elevado do plantel portista, muito por culpa do seu estatuto, Diogo Costa procura também melhorar a sua vida financeira e isso será possível que se transferir na próxima janela de transferências após o Mundial de Clubes. O internacional português, de 25 anos, considera que já conquistou tudo ao serviço do clube de coração e, tal como outros grandes nomes da história do emblema da cidade Invicta, merece uma oportunidade num clube que lhe dê uma projeção maior numa das Ligas mais mediáticas no panorama europeu.
Diogo Costa falhou toda a fase de grupos do Mundial de Clubes devido a uma lesão muscular no adutor da coxa direita, mas nem por isso perdeu cotação, ele que foi determinante na vitória sobre a Espanha nos penáltis na final da Liga das Nações. Ao fim de seis temporadas consecutivas de dragão ao peito, Diogo Costa poderá estar na iminência de assinar por outro clube. Um dossiê que certamente irá estar na agenda de André Villas-Boas nas próximas semanas, sendo certo que o futuro já está assegurado, pois Cláudio Ramos tem dado conta do recado na baliza...=
Samuel Portugal pediu para sair
Apesar de ter custado aos cofres da SAD um investimento global de quatro milhões de euros, Samuel Portugal nunca se estreou oficialmente pela equipa principal. O guarda-redes viveu sempre na sombra de Diogo Costa e Cláudio Ramos, sendo o terceiro elemento na hierarquia de guarda-redes do FC Porto.
Esta época ajudou os bês a salvarem-se da despromoção, realizando boas exibições, mas terminou 2024/2025 lesionado. Foi chamado à última hora para viajar para os Estados Unidos devido à lesão de Diogo Costa, mas permanece lesionado e sem se treinar. Samuel Portugal já solicitou aos responsáveis azuis e brancos a saída no verão, pois pretende jogar e está sem fazê-lo sem regularidade desde que deixou os algarvios do Portimonense no verão de 2022.