FC Porto e Shakhtar entram num estádio em Hamburgo e…
Já se sabe que Sérgio Conceição faz questão de lutar por cada vitória, por cada título, até ao fim. Mas, esta terça-feira à noite, em Hamburgo, o treinador portista será provavelmente mais exigente com o início. É que, desde que assumiu os comandos do FC Porto, o técnico nunca venceu o primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Para tentar quebrar a tradição, os últimos dias não têm ajudado. Conceição voltou ao banco após um longo castigo e período de silêncio, frente ao Estrela da Amadora, e a equipa conquistou os três pontos, mas perdeu Marcano e Evanilson, ambos por lesão. Também Danny Namaso, que vinha a ter mais oportunidades esta época, se encontra entregue ao departamento médico. E há ainda Pepê, que ficou na Invicta porque vai cumprir castigo, pela expulsão no último jogo nesta competição na época passada, frente ao Inter.
Na última partida, na passada sexta-feira, o FC Porto alterou o sistema habitual e apostou em três centrais, com David Carmo a assumir o meio da defesa. Agora, frente ao Shakhtar, a dúvida é se Sérgio Conceição mantém o esquema (com Fábio Cardoso), ou se vai voltar a mudar. A pista foi dada na conferência de imprensa de antevisão: «Poderá ser que se mude alguma coisa e que seja ligeiramente diferente do que apresentámos frente ao Estrela...» Mais logo veremos.
Certo é que o central Pepe vai cumprir a sua 19.ª na Liga dos Campeões (quem dera a muitos clubes). «Mas é como se fosse a primeira«, garantiu o próprio, admitindo que vai sentir, esta noite, «aquele friozinho na barriga» antes de entrar no grande palco do futebol europeu.
No meio-campo, os reforços Alan Varela e Iván Jaime não desiludiram frente ao Estrela, mas Nico González também espreita nova oportunidade, ele que vinha a conquistar o seu espaço na equipa, mas que perdeu o lugar após o empate caseiro com o Arouca.
O ataque, esta época com mais opções, tem servido para rodar jogadores, mas, pelo golo que deu a vitória na última partida, Taremi poderá ser o único a ter lugar assegurado.
Hi 👋👋 📍 Hamburg #FCSDFCP #UCL pic.twitter.com/yMGJu4LDCP
— FC Porto (@FCPorto) September 18, 2023
Uma cidade, um golo, toda a Ucrânia
Hamburgo é uma cidade com história no futebol em geral, mas também para o FC Porto em particular. Foi aqui que, em 2006, Lucho González marcou um golo «memorável», conforme o clube fez questão de recordar nos últimos dias, nas redes sociais.
Golos memoráveis em Hamburgo? 🧐
— FC Porto (@FCPorto) September 17, 2023
Lucho ☑#UCL pic.twitter.com/E4eOHkjfcQ
A guerra na Ucrânia obriga o Shakhtar a jogar longe de casa, mas a escolha de Hamburgo vai aproximar a equipa de Donetsk de alguns dos seus adeptos. É que na Alemanha vivem atualmente cerca de 1,1 milhões de refugiados ucranianos, segundo um relatório da Plataforma de Migração EWL e do Centro de Estudos da Europa de Leste.
«Os nossos soldados lutam nas batalhas e nós lutamos na arena desportiva. Portanto, é esse o nosso dever como cidadãos da Ucrânia», afirmou o capitão Taras Stepanenko, na conferência de imprensa de antevisão da partida.
Já o treinador, Patrick van Leeuwen, admitiu que a equipa «sente falta» dos jogadores que estão ausentes, como os centrais Bondar e Matvienko, mas assegurou que o Shakhtar Donetsk tem «qualidade suficiente para continuar a evoluir».
Convocados do FC Porto
Guarda-redes: Diogo Costa e Cláudio Ramos.
Defesas: João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, David Carmo, Zaidu, Jorge Sánchez e Wendell.
Médios: Eustaquio, Grujic, Nico González, Iván Jaime, André Franco, Romário Baró e Alan Varela.
Avançados: Taremi, Francisco Conceição, Galeno, Fran Navarro, Toni Martínez e Gonçalo Borges.
Jogadores do Shakhtar que viajaram para Hamburgo
Guarda-redes: Artur Rudko, Tymur Puzankov, Dmytro Riznyk, Denys Tvardovskyi
Defesas: Stav Lemkin, Giorgi Gocholeishvili, Irakli Azarov, Yukhym Konoplia, Eduard Kozik, Yaroslav Rakitskyi, Danylo Udod
Médios: Denil Castillo, Taras Stepanenko, Eguinaldo, Dmytro Kryskiv, Marian Shved, Heorhii Sudakov, Oleksandr Zubkov, Dmytro Topalov, Artem Bondarenko, Novatus Miroshi, Oleh Ocheretko, Yehor Nazaryna, Newerton, Oleksii Kashchuk
Avançados: Danylo Sikan, Bohdan Viunnyk, Kevin Kelsy
Artigos Relacionados: