Gala dos Dragões de Ouro no dia 1 de dezembro
Gala dos Dragões de Ouro no dia 1 de dezembro

FC Porto: conheça os nomeados para os Dragões de Ouro 2025

Clube azul e branco divulgou os potenciais galardoados. Marcano, Nico González, Rodrigo Mora e Samu são os candidatos a Futebolista do Ano

O FC Porto divulgou este domingo os nomeados para Dragões de Ouro 2025, sendo que os sócios serão pelo segundo ano consecutivo novamente chamados a escolher vencedores de três categorias dos Dragões de Ouro. A Gala vai decorrer a 1 de dezembro, no Dragão Arena, e só aí se ficará a saber quem leva o galardão para casa, mas os associados já podem votar nos nomeados nas categorias Futebolista, Modalidades de Pavilhão e Sócio do Ano.

Pelo segundo ano consecutivo os associados poderão votar online, através de uma página criada para o efeito, e ajudar a eleger os vencedores. Cada associado pode votar apenas uma vez. A votação encerra às 11 horas do dia 20 de novembro (quinta-feira).É hora de distinguir aqueles que mais se destacaram na última época e estes são os nomeados nas categorias a votação:

Nomeados para o Dragão de Ouro – Sócio

Luís Bacelar (Sócio n.º 4) — Um testemunho vivo da história do Futebol Clube do Porto. Luís Bacelar é o sócio mais antigo vivo do clube. Com 85 anos como associado, viu jogos na Constituição, Lima, Antas e Dragão. Passou do pelado ao relvado, viu gerações e gerações de futebolistas despontarem, brilharem e passarem o testemunho. Aos 92 anos de idade, é património vivo do FCl Porto.

Paulo Bizarro (Sócio n.º 3170) — Com 55 anos de associado, Paulo Bizarro é um dos rostos reconhecidos da dinamização do apoio ao FC Porto. É um dos organizadores do Dia do Clube, que desde 2012 já chegou às 20 edições e reuniu quase três mil portistas para debater e conversar sempre com o FC Porto como pano de fundo. Tem Lugar Anual no Dragão desde 2016 e 100% de assiduidade.

Manuel Ramiro Ferreira (Sócio n.º 4173). O apoio ao FC Porto não se vive apenas nas bancadas e Manuel Ferreira é a prova disso. Para além de ter 100% de assiduidade aos jogos no Estádio do Dragão, onde tem Lugar Anual desde a inauguração, é também, aos 80 anos, treinador voluntário no Desporto Adaptado do FC Porto.

Ricardo Galiza Marques (Sócio n.º 12541) — Com 100 por cento de assiduidade nos jogos do Estádio do Dragão, onde tem Lugar Anual desde a inauguração, é também uma figura presente nos jogos das modalidades, tanto no Dragão Arena como fora. Aos 48 anos e com 37 ininterruptos de associado, é uma das caras do apoio que nunca falta ao FC Porto.

Nomeados para Dragão de Ouro – Futebolista

Iván Marcano — Quando muitos lhe vaticinavam o fim, o Homem de Gelo recuperou de uma lesão gravíssima e, aos 38 anos, voltou a jogar e a marcar de azul e branco. O defesa mais goleador da história do FC Porto já venceu o Dragão de Ouro – Atleta em 2023.

Nico González — Nomeado pela segunda temporada consecutiva, Nico González foi figura de destaque na primeira metade da temporada 2024/25, antes de se mudar para o Manchester City. Sete golos e cinco assistências num total de 29 jogos pulverizaram não só registos anteriores no clube como em toda a carreira.

Rodrigo Mora — Golos para todos os gostos, alguns deles bem refinados. Rodrigo Mora encantou em 2024/25, época de estreia na equipa principal do FC Porto. Participou em 35 jogos, marcou 11 golos, fez 4 assistências e distribuiu magia com a bola nos pés. Um cartão de visita retumbante.

Samu — Chegar, ver e…marcar. Foram golos atrás de golos do avançado de 21 anos que respira FC Porto e vibra como um portista mais em campo. Samu terminou a primeira época de azul e branco com números reveladores: 45 jogos, 27 golos e 3 assistências.

Nomeados para Dragão de Ouro – Atleta Modalidades de Pavilhão

Diogo Rêma (Andebol) — Recentemente eleito Melhor Guarda-redes do Mundial Sub-21, Diogo Rêma já é uma certeza do andebol portista e um nome a ter em conta para muitos anos. Com defesas incríveis, coragem e determinação à prova de bala, Rêma conquistou as bancadas e mostrou que a baliza está bem entregue também nesta modalidade.

Miguel Queiroz (Basquetebol) — O capitão que levantou a Supertaça e Taça de Portugal em 2024/25 volta a estar nomeado nesta categoria, pelo segundo ano consecutivo. No FC Porto desde 2013, já garantiu, por direito próprio, lugar na história pelos dez títulos conquistados, pelas centenas de jogos disputados e pelo exemplo como profissional.

Rafa (Hóquei em Patins) — Já são 12 temporadas consecutivas e 14 anos de FC Porto no total. Em 2024/25 juntou mais um título nacional ao pecúlio pessoal (já são 7 de azul e branco) e foi eleito pela imprensa especializada o Melhor Jogador do Campeonato, mesmo tendo disputado o play-off com uma placa de ferro no ombro, em consequência da fratura na omoplata, sofrida no decorrer da temporada.

Lila Durão (Voleibol) — Na segunda temporada ao serviço do FC Porto, Lila Durão mostrou a qualidade reconhecida de uma internacional portuguesa. Recuperada da lesão que lhe roubou quase toda a época anterior, rapidamente assumiu o papel de uma das referências e líderes da equipa.