FC Porto com mais magia no meio-campo
À excepção dos lesionados Nehuén Pérez e Luuk de Jong, além de Zaidu, que se juntou ontem à seleção da Nigéria que vai participar na CAN, Francesco Farioli tem todo o plantel à sua disposição para a receção ao Estrela da Amadora, segunda-feiras, pelas 20h45, no Estádio do Dragão.
Entre o lote de selecionáveis, destaque para o regresso de Gabri Veiga, que alarga sobremaneira o lote de opções na zona intermédia da equipa portista. O espanhol, refira-se, falhou os últimos dois jogos dos azuis e brancos devido a uma entorse no tornozelo direito, contraída precisamente no momento em que marcou um golo ao Vitória de Guimarães no encontro da Taça da Liga
Desde então, o médio fantasista dos dragões não foi utilizado frente ao Tondela e também Malmo, fazendo treino integrado condicionado nos últimos dias.
Mas o Departamento de Saúde do FC Porto, liderado pelo médico Nélson Puga, colocou Gabri Veiga à disposição da equipa técnica liderada por Francesco Farioli para o jogo com o emblema da Reboleira, no qual os azuis e brancos procuram retomar a distância de cinco pontos para o Sporting, que já goleou nesta jornada o Aves SAD, por 6-0.
Não obstante a disponibilidade física do espanhol para o duelo com os tricolores, tudo aponta para que seja Rodrigo Mora a atuar como estratega no jogo ofensivo dos dragões na partida desta jornada, até porque o técnico italiano do clube portista deve ter na mente um plano gizado para poupar alguns elementos tendo em vista já a importante (e decisiva) partida com o Famalicão, referente à Taça de Portugal, e agendada para a noite da próxima quinta-feira, igualmente no Estádio do Dragão.
Gabri Veiga aparece mais fresco do que Rodrigo Mora neste momento, depois de ter descansado praticamente duas semanas. Porém, perdeu alguns treinos em tratamento e só recentemente evoluiu sem dores na zona afetada para treino integrado condicionado.
Nessa conformidade, ganha forma a possibilidade de Rodrigo Mora, que também apresentou algumas queixas físicas, em face de uma mialgia de esforço. Ainda assim, o jovem prodígio formado no Olival está cem por cento às ordens do timoneiro da equipa e pode manter-se nos titulares com o Estrela da Amadora, o que, a confirmar-se, deixará o médio ofensivo com a batuta para comandar e pensar o jogo do FC Porto.
Parece ser a hipótese com maior consistência para o meio-campo, ainda que não seja de descurar a hipótese de Gabri Veiga subir a palco. Sendo o campeonato português o objetivo prioritário traçado no início da temporada em curso, Francesco Farioli deve apostar naquele que é, na sua ótica, o onze que lhe dá melhores garantias de sucesso frente a um Estrela da Amadora que se apresentará no Estádio do Dragão com naturais cautelas defensivas e a apostar claramente no contragolpe.
Por isso mesmo, todos os pormenores em relação ao estudo do adversário estão a ser levados em linha de conta pela equipa técnica portista, surgindo também a dúvida sobre quem atuará na posição 6. Alan Varela baixou claramente de forma nos últimos tempos, por certo devido a um desgaste provocado por um calendário sobrecarregado, poderá ceder o lugar a Pablo Rosário na zona intermédio, ele que realizou uma grande exibição na Liga Europa diante dos suecos do Malmo.
Na frente de ataque, também surgem algumas dúvidas nas alas, partindo do pressuposto que Samu será a unidade mais avançada no terreno. Pepê, William Gomes, Borja Sainz e até Ángel Alarcón — que entrou muito bem na partida frente ao Malmo — são os quatro candidatos para duas vagas. Tem a palavra final Francesco Farioli