Farioli e a versatilidade de Deniz Gul: «Pode jogar a extremo, também»

Com o regresso de De Jong, espaço do internacional turco pode diminuir. Farioli admite ter planos para que isso não aconteça

Na antevisão do encontro da Taça de Portugal frente ao Sintrense, Francesco Farioli, treinador do FC Porto, foi questionado por A BOLA sobre o progresso de Deniz Gul e a possibilidade do internacional turco poder perder espaço com o regresso de Luuk de Jong.

Farioli não poupou elogios a Gul, sublinhando as qualidades físicas e táticas do avançado: «Já me expressei claramente sobre o Gul. É um jogador que tem uma capacidade incrível em termos físicos, velocidade, é inteligente. É um jogador em quem podemos confiar.»

O técnico portista destacou ainda que a presença de Luuk De Jong representa um «bom problema» para a equipa técnica, que está empenhada em explorar diferentes possibilidades para potenciar o talento do atleta. Farioli admitiu estar a considerar novas abordagens, nomeadamente a utilização de dois avançados ou desviar Gul para uma ala: «Acredito que o Deniz pode também jogar como extremo, ainda que não seja a sua posição natural, e que podemos atuar com dois avançados, situação que podemos explorar em determinados momentos. Será um bom desafio encontrar a melhor solução para maximizar as qualidades dos avançados.»

«Estamos num ambiente muito privado, o telefone não tem muita rede, a televisão não funciona muito bem. Temos de nos focar no que controlamos», começou por afirmar o técnico, reforçando a ideia de que o trabalho interno é a prioridade máxima. Para Farioli, o sucesso da equipa passa pela exigência constante, não só imposta pelo staff técnico, mas também pelos próprios jogadores. «Somos ótimos na exigência que colocamos, e quando digo isso, falo do staff técnico, mas também dos jogadores, liderados por um grande capitão, que diariamente exige mais dele e dos colegas, tal como os outros jogadores que compõem o lote de capitães», elogiou.