Famalicão: Ibrahima Ba na expectativa por... Justin de Haas
O interesse do Valência em Justin de Haas continua a fazer correr muita tinta em Espanha e, esta quarta-feira, o treinador da equipa che, Carlos Corberán, vincou, sem adiantar nomes, a necessidade de contratar um defesa-central com a maior brevidade possível.
«É urgente trazer um central, perante a lesão do Diakhaby. Estamos à espera. Há aspetos que não controlo no mercado. Digo sempre que há três partes numa negociação: o clube interessado, o clube que detém o jogador e o próprio futebolista. Até que as três partes estejam de acordo, é difícil concretizar uma operação. O clube está em cima do assunto», afirmou o técnico espanhol, na antevisão do encontro entre o Valência e o Burgos, referente aos oitavos de final da Taça do Rei.
Do lado da SAD do Famalicão, a postura é de tranquilidade em relação ao interesse em Justin. O central neerlandês termina contrato no final da presente época, mas os minhotos têm alguma folga financeira, desde logo porque beneficiaram — e de que forma! — da venda de Pablo (Gil Vicente) ao West Ham, uma vez que eram detentores de metade do passe do avançado.
Por outro lado, à espera da definição da situação do defesa neerlandês está Ibrahima Ba. O jovem central senegalês, de 20 anos, é, nesta fase, o terceiro da hierarquia do eixo defensivo às ordens de Hugo Oliveira e, em 2025/26, já evidenciou sinais claros de estar pronto para assumir a vaga no onze: soma 10 partidas, sete das quais como titular.
Caso Justin de Haas saia mesmo na janela de transferências de janeiro, não é de descartar que o Famalicão vá ao mercado em busca de um novo central, mas Ibrahima Ba, embora tenha caraterísticas distintas do alvo do Valência, está na linha da frente para assumir o lugar do camisola 16 no centro da linha recuada, ao lado de Léo Realpe. Desde logo pelas indicações positivas que tem deixado — é mais um talento com elevada margem de progressão —, mas também por ter confiança total por parte do treinador dos famalicenses.