Seleção sub-17 de futsal de Portugal, com Dinis Paulo, o segundo a contar da esquerda na fila de cima - foto: FPF
Seleção sub-17 de futsal de Portugal, com Dinis Paulo, o segundo a contar da esquerda na fila de cima - foto: FPF

Menino do fair-play num Sporting-Benfica mudou de rival e já é internacional

Dinis Paulo, então no Sporting, venceu um prémio europeu de fair-play em 2020, quando era benjamim

Aos 11 anos, qualquer miúdo que pratique qualquer desporto quer mais é divertir-se. Mesmo que jogue num dos chamados ‘grandes’ em Portugal, essa terá de ser a primeira preocupação.

E em 2020, seria certamente isso que movia Dinis Paulo, então jogador da equipa de benjamins do Sporting. Foi nesse ano que o jovem futsalista dos leões se tornou conhecido.

Não aconteceu por um daqueles golos de um predestinado, ou uma jogada de outro mundo. Mas porque mesmo a divertir-se num dérbi entre Sporting e Benfica, Dinis Paulo quis fazê-lo de forma justa.

E ao ver o árbitro assinalar um penálti contra o Benfica, por alegada mão de um jovem jogador encarnado que ficou em lágrimas perante a decisão, Dinis preferiu alertar o juiz da partida que a bola tinha tocado na cara e não na mão do adversário.

Na altura, o gesto que lhe valeu logo um cartão branco correu o mundo. De tal maneira que Dinis Paulo recebeu um prémio do Movimento Europeu pelo Fair-Play.

E essa até podia ter sido a última vez que se ouvia falar do jovem jogador que no final dessa época até deixou o Sporting para jogar no GROB, clube formador de Olival Basto, em Odivelas. A carreira dele já teria valido a pena e dado que falar pelos melhores motivos.

Mas Dinis Paulo ainda tinha mais para dar. Ainda tem. E esta semana somou as duas primeiras internacionalizações pela Seleção de sub-17, em dois jogos particulares contra a Ucrânia.

Curiosamente, é ao serviço do Benfica que joga o ala, de 16 anos, desde a época 2021-2022, com uma passagem pela Quinta dos Lombos na temporada 2024-2025. Esta época, leva 10 golos em 10 jogos ao serviço da equipa de sub-17 das águias que estão no 2.º lugar da 1.ª divisão, atrás dos leões de Porto Salvo.

Seleção sub-17 de futsal de Portugal, com Dinis Paulo, o segundo a contar da esquerda na fila de cima - foto: FPF