Famalicão: dupla coloca indiscutível em sentido para a receção ao FC Porto
Quem de três... escolhe um. Assim estará Hugo Oliveira na antecâmara da receção ao FC Porto, embate relativo à 11.ª jornada da Liga e que está marcado para as 18 horas de domingo.
Falamos da frente de ataque do Famalicão e, concretamente, da posição de ponta de lança. Simon Elisor tem sido o dono do lugar ao longo da temporada - participou em todos os 11 jogos oficiais (10 para o campeonato e 1 para a Taça de Portugal), sendo que apenas na partida da prova rainha, diante do São João de Ver (3-0), não foi titular -, mas a verdade é que o francês tem apenas um golo marcado em 2024/2025.
A 16 de agosto, o camisola 12 deu a vitória aos minhotos frente ao Tondela, num jogo da 2.ª jornada e que foi realizado no Estádio Municipal de Rio Maior, devido às más condições do relvado do emblema beirão. Nesse momento, já lá vão quase três meses, Elisor abria a contagem pessoal na presente temporada - ele que em 2024/2026 apontara quatro tentos em 15 encontros (chegou ao Famalicão no mercado de janeiro, proveniente do Metz). É certo que o gaulês é um jogador que tem outras caraterísticas, nomeadamente o jogo associativo, que permite aos extremos e até aos médios chegarem a zonas de finalização para concluirem com sucesso as jogadas coletivas, mas também é facto que o jejum continua a prolongar-se.
Ainda que o seu estatuto no onze continue intacto, Simon Elisor sabe que não pode tirar o pé. É que no plantel dos azuis e brancos do Minho pontificam outros dois pontas de lança que estão à espera das respetivas oportunidades para poderem roubar o lugar ao francês: Umar Abubakar e Yassir Zabiri.
Relativamente ao nigeriano, estamos na presença de um jovem de apenas 19 anos e que já contabiliza oito aparições esta época. Ainda não faturou pela equipa principal, é certo, mas já fez o gosto ao pé pelos sub-23, na Liga Revelação. Depois de ter marcado ao Vizela (3-0), na 4.ª jornada, repetiu a façanha contra o Leixões (1-3), ontem, na 9.ª ronda. Na ocaisão, Abubakar foi ao segundo andar para dar o melhor seguimento a um cruzamento da esquerda e cabecear para o tento dos famalicenses.
Já no que concerne ao marroquino, falamos de outro jovem, de 20 anos, que regressou recentemente a Vila Nova altamente moralizado pelo brilharete que conseguiu no Mundial de sub-20. Zabiri foi um dos grandes destaques da competição, contribuindo com cinco golos (foi um dos melhores marcadores da prova, a par do colombiano Neyser Villareal, no norte-americano Benja Cremaschi, e do francês Lucas Michal) para o inédito título do escalão conquistado por Marrocos.
Depois dos três golos em seis jogos com que terminou a época passada, Yassir Zabiri ainda procura, esta temporada, a estreia a marcar pelo Famalicão. Soma quatro jogos na Liga, todos na condição de suplente utilizado, mas também está à espreita da chamada à titularidade.
Artigos Relacionados: