F1: pole para Carlos Sainz, Verstappen e Pérez eliminados na Q2 e acidente brutal de Stroll (vídeo)
Carlos Sainz conquistou a pole position para o Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1, que se realiza neste domingo. O espanhol foi 72 centésimos mais rápido que George Russell, em Mercedes, e 79 do que o companheiro de equipa Charles Leclerc, e vai partir pela segunda corrida consecutiva do primeiro lugar da grelha.
Seguiu-se Lando Norris, ao volante de um McLaren, e Hamilton, em Mercedes.
Numa qualificação marcada por incidentes, destaque maior para a eliminação dos dois Red Bull, do bicampeão mundial e líder destacado da geral Max Verstappen e do colega de equipa Sergio Pérez, logo na segunda ronda de qualificação (Q2). O neerlandês já tinha sido protagonista de uma situação de «impeding» (impedir os outros pilotos de ultrapassar) à saída das boxes para os últimos minutos da Q1, algo que será revisto nas próximas horas. Se não for penalizado, Verstappen partirá da 11.ª posição e Pérez logo atrás.
This qualifying session keeps on throwing up surprises #SingaporeGP #F1 pic.twitter.com/T4kXEgQ9BK
— Formula 1 (@F1) September 16, 2023
Outro momento revelante da qualificação aconteceu ainda na Q1, quando Lance Stroll, ao volante de um Aston Martin, embateu de frente contra um muro, felizmente sem qualquer gravidade para o piloto.
Moment of impact 😱#SingaporeGP #F1 pic.twitter.com/V5kVfCPJOC
— Formula 1 (@F1) September 16, 2023
This one was big.
— Aston Martin F1 updates (@startonpole) September 16, 2023
I am glad Lance Stroll is alright pic.twitter.com/HAlK52Upuw
🚨STROLL VAI ÀS BARREIRAS 😱
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 16, 2023
Felizmente o piloto da Aston Martin está bem 🙏#sporttvportugal #F1naSPROTTV #F1 #SingaporeGP #Stroll #BetanoF1 pic.twitter.com/5NiuyGVaFL
Max Verstappen lidera no Mundial com 364 pontos, seguido por Sergio Pérez com 219. Nos construtores, domínio para já absoluto da Red Bull com 583. A Mercedes tem 273 e a Ferrari 228.