Lando Norris (McLaren) reforça favoritismo à conquista do título Mundial de Fórmula 1 em 2025
Lando Norris (McLaren) reforça favoritismo à conquista do título Mundial de Fórmula 1 em 2025

F1: Norris volta a bater Verstappen e lidera segunda sessão em Abu Dhabi depois de quase colidirem

Piloto da McLaren voltou a impor-se perante o concorrente da Red Bull na segunda sessão de treinos livres do último e decisivo Grande Prémio do ano

Na decisiva etapa final da temporada de 2025 da Fórmula 1, Lando Norris voltou a impor o seu ritmo, liderando a segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Abu Dhabi. O piloto da McLaren superou novamente Max Verstappen, da Red Bull, enquanto Oscar Piastri, o terceiro candidato ao título, terminou num modesto 11.º lugar.

A sessão em Yas Marina, realizada ao final da manhã desta sexta-feira, foi crucial para os três pretendentes ao campeonato. Norris, que lidera a classificação com 408 pontos, registou o melhor tempo com 1:23.083, confirmando o bom momento já demonstrado nos primeiros treinos livres.

Max Verstappen, segundo no campeonato com 396 pontos, ficou a 0.363s do britânico. A sessão ficou marcada por um momento de tensão entre os dois rivais, quando Verstappen, em ritmo lento, quase provocou uma colisão com Norris, que se aproximava em volta rápida. «O que é que este tipo está a fazer? Quase bati», queixou-se Norris via rádio.

Para Oscar Piastri, a situação é mais delicada. O australiano, que chega à decisão com 392 pontos, não participou na primeira sessão de treinos e viu o seu tempo de pista no TL2 reduzido devido a uma paragem nas boxes. Ao regressar, focou-se em simulações de corrida, o que o deixou longe dos tempos da frente, terminando a 0.680s do seu colega de equipa.

George Russell, da Mercedes, completou o pódio da sessão, seguido pelo promissor Oliver Bearman, que impressionou ao volante do Haas. Nico Hulkenberg, da Sauber, fechou o top 5, com o seu colega de equipa, o brasileiro Gabriel Bortoleto, a conseguir um excelente sexto lugar.