FC Porto anuncia parceria estratégica com clube da MLS
O FC Porto celebrou, esta quarta-feira, uma parceria estratégica com o FC Cincinnati, clube da Major League Soccer (MLS), visando a expansão internacional da marca azul e branca no mercado norte-americano. O acordo, formalizado insere-se no plano estratégico de expansão internacional dos dragões e identifica os Estados Unidos como pilar fundamental para o crescimento a médio e longo prazo.
A opção do FC Porto pelo mercado norte-americano prende-se com o crescimento recente do futebol nos EUA, impulsionado pelo Mundial de Clubes do ano passado e pelo Mundial de seleções deste ano, assim como com a parceria com a New Balance, patrocinadora principal dos dragões, e a forte presença da comunidade lusa no país.
André Villas-Boas sublinhou a importância do protocolo, que esteve a ser negociado durante cerca de um ano. «Esta é uma nova maneira de estar do FC Porto no campo internacional, principalmente nos EUA, onde ainda estamos para abrir a primeira escola de futebol», afirmou o presidente portista, destacando que a colaboração abrange o desenvolvimento de jogadores, o scouting e estratégias comerciais.
O dirigente elogiou o parceiro escolhido: «É um passo fundamental nos EUA, [...] com um franchise americano que tem sido reconhecido como um dos mais inovadores e dinâmicos da MLS.» Villas-Boas acrescentou, ainda, que o FC Cincinnati é «bem suportado no campo da inovação e estratégia porque têm investidores com muito poder e reconhecimento na indústria americana».
Por sua vez, Jeff Berding, presidente do emblema sediado no estado de Ohio, considerou o acordo um «pilar-chave» para a próxima década do seu clube. «O nosso clube é jovem, mas em dez anos (...) somos reconhecidos entre os melhores da MLS. Nos próximos 10 anos queremos ser um clube respeitado a nível global», garantiu. «Para o conseguirmos, temos de aprender com os melhores. Ter esta oportunidade de parceria com este clube fantástico, um dos clubes de maior sucesso do mundo, como provam todos estes troféus aqui no Museu FC Porto, é incrível», acrescentou Berding.
O presidente do clube norte-americano destacou ainda uma futura alteração no calendário da MLS, que a partir de 2027 passará a decorrer de agosto a maio, alinhando-se com o calendário FIFA. «Isso vai permitir-nos ser mais participantes no mercado global do futebol. Os nossos melhores jogadores poderão vir ao FC Porto, que é um nível acima da MLS, mas também haverá jogadores jovens para os quais o FC Cincinnati pode ser um ponto de paragem importante», explicou.