Ex-FC Porto conta história de superação: «Tentei tirar a minha vida três vezes»
Reformado desde 2021 e a viver na Colômbia, Fredy Guarín está a tentar recomeçar a sua vida após um período muito complicado, admitindo que, durante a sua carreira de futebolista, tinha problemas com o álcool e que se chegou a tentar suicidar por várias vezes.
O ex-médio colombiano saiu do FC Porto para o Inter, em 2011, altura em que os problemas começaram, antes de rumar à China em 2015. «Comecei a beber no Inter por causa da separação com a minha mulher e, quando me mudei para a China, a minha situação piorou. Estava a perder a minha família, os meus filhos estavam longe e sentia-me responsável por essa situação», começou por dizer, em entrevista ao Corriere della Sera.
«Agredi o meu pai, mas não estava em mim, estava bêbado. Sempre que posso, abraço-o e peço desculpa, ele já me perdoou há muito tempo. Também pensei em suicidar-me e tentei tirar a minha vida três vezes. Deus salvou-me. Um dia, estava sozinho em casa e tinha bebido, comecei a ligar para pessoas próximas, mas ninguém atendia. No final, pedi ajuda ao meu agente e à minha psicóloga», contou, procurando ajudar mais pessoas na situação em que se encontrava.
«Levaram-me para uma fundação e deixei de beber, segui um programa graças ao qual também voltei a treinar. Seis meses depois de iniciar este percurso, encontrei os meus filhos, que não via há quatro anos. Falei-lhes das minhas fragilidades e dos problemas com a mãe deles. Não me perdoaram imediatamente, mas com o tempo compreenderam-me. Agora trabalho na fundação com a minha psicóloga, quero colocar a minha experiência à disposição das pessoas», revelou.