Evenepoel imparável no contrarrelógio assume liderança da Volta aos Emirados
O ciclista belga Remco Evenepoel (Red Bull-BORA-hansgrohe) demonstrou mais uma vez a sua supremacia no contrarrelógio, vencendo a segunda etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos e saltando para a liderança da classificação geral. Este foi o sexto triunfo individual do corredor na presente temporada.
Evenepoel, atual tricampeão mundial e campeão olímpico da especialidade, completou os 12,2 quilómetros do percurso na ilha de Hudayriyat em apenas 13.03 minutos. O belga pedalou a uma impressionante média superior a 56 km/h, provando ser o melhor contrarrelogista da atualidade.
Na luta contra o cronómetro, o britânico Joshua Tarling (INEOS) foi o segundo classificado, a seis segundos do vencedor, enquanto o francês Rémi Cavagna (Groupama-FDJ) fechou o pódio, a 12 segundos.
Com esta vitória, Evenepoel, de 26 anos, destronou o anterior líder, o mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates), que não foi além da 27.ª posição na etapa, cedendo 42 segundos. Na nova classificação geral, o belga lidera com seis segundos de avanço sobre Tarling e 12 sobre Cavagna.
O português Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) terminou a etapa na 123.ª posição, com um tempo de 1.36 minutos superior ao do vencedor.
Na quarta-feira, Remco Evenepoel defenderá a camisola de líder na terceira etapa, uma ligação de 183 quilómetros entre Umm al Quwain e a chegada em alto em Jebel Mobrah, uma contagem de montanha de primeira categoria.