João Almeida no pódio final da Volta à Comunidade Valencia, com o vencedor Remco Evenepoel e o 3.º, Giulio Pellizzari

Volta à Comunidade Valenciana: João Almeida outra vez segundo

Português repete a classificação de 2025, então atrás de Santiago Buitrago e este ano superado por Remco Evenepoel

João Almeida voltou a ficar às portas do triunfo na Volta à Comunidade Valenciana, no segundo lugar da geral, atrás do belga Remco Evenepoel (Red Bull-Bora-hansgrohe), repetindo a classificação de 2025, em que foi superado pelo colombiano Santiago Buitrago.

Após a quinta e última etapa, ganha pelo espanhol Raúl García Pierna (Movistar), o português da UAE Emirates manteve a posição conquistada na véspera, na etapa rainha, conquistada por Evenepoel.

A tirada final, com 94,7 quilómetros entre Bétera e Valência, terminou ao sprint, com Raúl García Pierna a impor-se a Emil Herzog e Jasper Schoofs, todos resistentes da fuga do dia, e com o mesmo tempo. Ambos num grupo de perseguição, Almeida terminou em 26.º e Evenepoel chegou em 19.º, ambos a dois segundos do vencedor. Nelson Oliveira (Movistar) foi 38.º, também a dois segundos.

Embora a derradeira etapa tenha sido animada, a classificação geral já estava definida, após a vitória e os 31 segundos de vantagem conquistados por Evenepoel na véspera, garantiu que o último dia fosse sobre gestão de risco, e de não agressão. Com todas as bonificações de tempo recolhidas pelos fugitivos e sempre atento a eventuais cortes no pelotão causados por ventos laterais, o belga cruzou a linha de meta em segurança para confirmar a vitória à geral.

Ainda sem vencer a corrida valenciana, mas deixando sinais de boa forma, João Almeida confirma um arranque de temporada prometedor. O corredor de 27 anos, prossegue a campanha em Portugal, na Clássica da Figueira, no sábado, e na Volta ao Algarve, entre 18 e 22 de fevereiro, prova em que volta a surgir entre os principais candidatos ao triunfo final e em que pretende melhorar o segundo lugar de 2025, então, atrás de Jonas Vingegaard, que o português enfrentará no primeiro grande objetivo do ano: o Giro de Itália, em maio.

Rui Costa continua a ser o único português na lista de vencedores a Volta à Comunidade Valenciana, feito alcançado em 2023.