Escolha do avançado sueco após sair do Sporting deixou antigo avançado do Manchester United «desiludido»

«Estou um pouco desiludido por Gyokeres não ter ido para o United, até havia ligação portuguesa...»

Dimitar Berbatov elogia o avançado sueco e lamenta, mas entende, que tenha escolhido o Arsenal para continuar carreira depois do Sporting

Dimitar Berbatov, 44 anos. Um búlgaro que brilhou no Manchester United e na seleção. Deixou de jogar em 2018, mas continua a representar os red devils pelo mundo fora. Está no Algarve no Summer Football Camp, iniciativa que reúne lendas dos red devils, num curso de futebol do resort Pine Cliffs, em Albufeira, dando conselhos aos rapazes – e cada vez mais raparigas – que procuram jogar futebol. Foi de lá que falou a A BOLA e partilhou a desilusão de não ver Viktor Gyokeres com aquele vermelho do United, em vez do do Arsenal. 

Estamos prestes a começar uma nova época e Rúben Amorim vai começar época do zero. Como acha que vai correr? 

Agora é a altura de mostrar aquilo que pode fazer. É agora que tem de mostrar o que alcançou em Portugal. Teve pré-época, tem a equipa preparada para começar a nova temporada. Claro que não vai ser fácil, a menos que nos surpreendam completamente e comecem a ‘destruir’ os adversários. Mas toda a gente na Premier League está a melhorar, ou pelo menos a tentar. Tens o Liverpool, o City, o Arsenal, o Chelsea — que ganhou agora o Mundial de Clubes. E ainda tens outras equipas do meio da tabela, que estão sempre a tentar empurrar os grandes. Portanto, não vai ser fácil — e isso significa que o United tem de arrancar forte, tem de começar logo desde o primeiro jogo. Não se pode esperar pelo terceiro, quarto ou quinto jogo, porque os outros não vão esperar. Tens de entrar forte desde o início. 

Mencionou o primeiro jogo da época, que é contra o Arsenal e há um jogador que veio de Portugal: Viktor Gyokeres. Acha que ele tem tudo para ter impacto na Premier League? 

Sim, ele foi fenomenal em Portugal. Os golos… alguns dos golos que ele marcou foram incríveis. Dá para ver o seu estilo, a forma como se comporta, como celebra — isso é confiança. Quando marcas golos, quando és avançado, isso é tudo. És o rei do mundo quando marcas golos. Caminhas de outra forma, ninguém te pode dizer nada. E estou um pouco invejoso, para ser honesto. Triste e até desiludido porque ele não ter ido para o United, porque até havia uma ligação portuguesa. Mas ele escolheu o Arsenal. De certa forma, percebo. O Arsenal está a jogar bem, joga bom futebol, com passe, passe, procura de espaços. O Mikel Arteta é aluno do Pep Guardiola e é assim que ele joga, nunca vai mudar. Gyokeres vai ter oportunidades para marcar lá, com certeza. E o primeiro jogo da temporada vai ser um teste para todos: Amorim contra Arteta, United contra Arsenal, Gyokeres contra Sesko — o novo posição 9 do United. Por isso, já se conseguem ver alguns duelos interessantes em campo. Mas se queres mostrar intenção, determinação, o primeiro jogo da época tem de ser em grande. E se ganhares esse jogo, acredita, isso vai dar ainda mais confiança. Vai mostrar que o Amorim está a trabalhar bem, que a equipa está pronta. Que agora chegámos: ‘este é o sistema de jogo. Estes são os jogadores de que preciso, estão aqui, talvez ainda venham mais, mas é assim que vamos jogar esta época’. É um jogo que eu não vou perder! 

Dá para ver o seu estilo, a forma como se comporta, como celebra — isso é confiança. Quando marcas golos, quando és avançado, isso é tudo. És o rei do mundo quando marcas golos. Caminhas de outra forma, ninguém te pode dizer nada