Bascos sofreram a terceira consecutiva na LaLiga a poucos dias de defrontarem os leões na Champions, enquanto o seu adversário somou a primeira vitória em 2026. #DAZNLaLiga

«Estamos numa espiral muito negativa»: próximo adversário do Sporting em crise de resultados

Athletic Bilbao perdeu em Sevilha e atravessa um momento muito negativo na LaLiga, apesar de ter vencido a Atalanta em Bérgamo e ter a possibilidade de chegar ao play-off da Champions

Ernesto Valverde não usou de rodeios para descrever o momento delicado que o Athletic Bilbao atravessa. Na LaLiga, a equipa somou apenas um ponto nos últimos 15 possíveis, fruto de um empate com o Osasuna fora de portas e de quatro derrotas consecutivas frente a Celta, Espanhol, Maiorca e, mais recentemente, Sevilha, este sábado.

«A nossa situação na LaLiga é muito má. Os números não são bons e temos de inverter isto de qualquer maneira», afirmou o treinador do clube basco no final do encontro no Sánchez Pizjuán, reconhendo o mau momento da equipa e sugerindo que o foco noutras competições pode estar a ter um custo.

«Estamos numa espiral muito negativa, talvez as outras competições nos estejam a distrair. Temos todos de dar um pouco mais, sempre. Estamos mal, e eu também. A Liga dos Campeões é um sonho, a LaLiga é uma obrigação e não estamos a corresponder», atirou.

Apesar das dificuldades no campeonato, os bascos estão nos quartos de final da Taça do Rei, após eliminarem o Ourense e a Cultural Leonesa, e dependem apenas de si para se qualificarem para o play-off da Champions, depois da importante vitória em Bérgamo contra a Atalanta, mas têm pela frente o Sporting em casa na última ronda. No entanto, o desempenho na principal competição interna é alarmante.

«O problema é que o passo atrás que damos é na LaLiga. Tivemos jogos difíceis na Taça que conseguimos superar e o mesmo aconteceu em Bérgamo, mas na LaLiga, que para mim é o mais importante por muitas razões, especialmente para o Athletic, não estamos a conseguir. A classificação reflete isso», explicou o técnico.

Esta dualidade de resultados gera sentimentos contraditórios. Valverde apontou também o desgaste físico como um fator a considerar: «Temos algumas posições sobrecarregadas. Os centrais jogaram há menos de 72 horas, e aí temos um problema. Tivemos expulsões, queremos estar na Europa e na Taça, e isso tem um preço. Não nos está a correr bem, todas as equipas sentem o desgaste, mas nós talvez um pouco mais.»