Brasil foi desclassificado e 'ajudou' Portugal - Foto: IMAGO

Estafeta portuguesa de 4x400 na final dos Mundiais

Apuramento conseguido com novo recorde nacional

Portugal está na final dos 4x400 metros masculinos nos Mundiais de atletismo que decorrem em Tóquio, depois de Pedro Afonso, Ericsson Tavares, João Coelho e Omar Elkhatib terem corrido a estafeta em 2.59,70 minutos, novo recorde nacional.

A estafeta masculina portuguesa foi inicialmente 6.ª classificada na segunda meia-final, mas a desqualificação da Austrália, por irregularidades na passagem dos testemunhos, permitiu subir um lugar. Com os três primeiros de cada meia-final a conseguirem o apuramento direto, sendo repescados os dois melhores tempos seguintes, Portugal conseguiu a última vaga – a 4.ª seleção da primeira meia-final, o Quénia, terminou com 3.00,76. Portugal foi, aliás, mais rápido que 2.º e 3.º dessa meia, Qatar e Países Baixos.

Pedro Afonso, Ericsson Tavares, João Coelho e Omar Elkhatib tornaram-se os primeiros portugueses a correr abaixo dos três minutos. O anterior recorde, de 3.01,78, já estava nas mãos dos três últimos, mas com Ricardo dos Santos no lugar de Pedro Afonso. Tinha sido obtido em Guangzhou, na China.

Este foi o segundo recorde nacional a cair em Tóquio2025, depois de Fatoumata Diallo ter fixado o novo máximo nacional dos 400 metros barreiras em 54,45 segundos.

A final dos 4x400 metros masculinos está marcada para este domingo, a partir das 12h20. É a única prova com participação portuguesa até final da competição.