Athenea del Castillo marcou o primeiro golo de Espanha (Foto: IMAGO)

Espanha falhou dois penáltis, mas está nas meias do Euro 2025 feminino

Mariona Caldentey e Alexia Putellas falharam duas grandes penalidades, só que a superioridade espanhola falou sempre mais alto e resultou na eliminação das anfitriãs do torneio

Depois de acabar no topo do grupo de Portugal, a Espanha dominou o jogo dos quartos de final do Euro 2025 feminino frente à Suíça, mas ainda teve de suar para consumar a vitória por 2-0 e tornar-se na terceira seleção apurada para as meias-finais.

Logo aos 9 minutos, as espanholas tiveram a chance de marcarem, mas Mariona Caldentey falhou o penálti de forma quase escandalosa, atirando muito ao lado da baliza de Livia Peng.

O golo só chegou ao 66’ e nasceu na inspiração da atual detentora da Bola de Ouro, Aitana Bonmatí, que isolou de calcanhar Athenea del Castillo.

Cinco minutos depois, a capitã helvética Lia Walti perdeu a bola com demasiada facilidade e viu Clàudia Pina fazer um golaço que selou a vitória castelhana.

A jogar perante os seus adeptos, a Suíça nunca teve argumentos para lutar pela vitória e não criou qualquer ocasião de perigo. Até poderia ter perdido por 0-3, não fosse a Espanha falhar o segundo penálti do encontro. Desta vez (88'), Alexia Putellas, que também já venceu a Bola de Ouro, permitiu a defesa de Livia Peng.

Os penáltis falhados foram apenas percalços que não impediram o triunfo de Espanha, que agora aguarda pelo França-Alemanha deste sábado para conhecer o adversário das meias-finais. Na outra meia-final, já se sabe que estarão Itália e Inglaterra.

Vídeo sugerido