Águias mantêm-se invictas e não perdem em casa para o campeonato há mais de dois anos

Esgueira visita a Luz: «Não têm nada a perder»

Benfica recebe Esgueira na Luz, com transmissão em direto em A BOLA TV (15h00), e o treinador adjunto das águias deixa aviso. Sporting vai a Queluz defender o 2.º lugar na Liga e FC Porto recebe o SC Braga

Com o Imortal (6.º) e Oliveirense (4.º) a serem os únicos protagonistas de confrontos na 10.º jornada da Liga Betclic que opõem equipas colocadas na primeira metade da tabela classificativa, o tetracampeão Benfica irá defender, este sábado (15h00), contra o Esgueira, a invencibilidade no campeonato, assim como na Luz há mais de dois anos em partidas a contar para a principal prova nacional. Embate que poderá acompanhar, em direto, em A BOLA TV.

«Vamos esperar uma equipa que não tem nada a perder. É um grupo que gosta de jogar rápido, portanto, temos de ter algumas cautelas, não deixar o Esgueira correr. Tem jogadores muito móveis que, se os deixarmos entrar neste jogo mais veloz, podem criar algumas dificuldades», alertou Nuno Ferreira, treinador adjunto de Norberto Alves, aos meios de comunicação das águias, e sem ligar muito ao facto do próximo adversário vir de dois desaires consecutivos — Imortal (102-84) e V. Guimarães (91-103) —, em encontros com bastantes pontos registados.

«Desde que começou a época, todos os jogos são para fazer o melhor e tentar ganhar, este não foge à regra. É óbvio que temos como objetivo acabar a fase regular em primeiro lugar, portanto, é um encontro que temos de vencer. Somos favoritos, e em casa não podemos dar mais um tiro no pé e perder o jogo», aludiu o também antigo base dos encarnados, recordando a derrota há duas semanas na Luz, face ao SC Braga (81-82), que deixou a equipa fora da taça de Portugal nos oitavos de final e colocou fim a uma invencibilidade em casa para as competições nacionais que durou dois anos, um mês e 29 dias.

Quanto ao Sporting, que se mantém no segundo lugar e nos últimos sete encontros apenas perdeu um, curiosamente ante o Esgueira, à 7.ª jornada (95-87), tem uma viagem curta até Queluz (15h), onde a turma de César Rodrigues deu que fazer aos seus adversários nos dois últimos confrontos no Pavilhão Henrique Miranda: FC Porto (97-103) e Ovarense (82-84), este na passada semana. «Vai ser um jogo exigente contra uma das melhores equipas da competição, mas estamos preparados e confiantes no nosso trabalho. A consistência defensiva durante os 40 minutos será fundamental», declarou o base Gonçalo Tavares, à FPB, sobre a receção aos leões.

No Sporting, foi o poste Rui Palhares que analisou o que espera da partida à comunicação dos verdes e brancos. «Esperamos um jogo difícil, o Queluz está a jogar bem e tem muita vontade de ganhar, mas nós também. É sempre difícil ir a Queluz, porque têm habitualmente a casa cheia, contam muito com esse apoio, mas estamos preparados para tudo», garantiu.

Três horas mais tarde (18h00), o FC Porto recebe o SC Braga no Dragão à procura do terceiro triunfo seguido, algo que ainda não conseguiu na época, agora que a equipa tenta voltar a estar mais completa com regresso de lesionados e reforços. «O treinador [Fernando Sá] tem-nos alertado para os perigos deste jogo. Tem sido uma semana longa, estamos ansiosos para este encontro e vamos estar preparados. Estamos cada vez mais entrosados, temos ainda mais atletas à disposição para este jogo e queremos dar o máximo. Espero que a equipa consiga fazer uma boa exibição e sair com uma vitória», disse o extremo Cornelius Hudson, que chegou à equipa no início da segunda quinzena de novembro.