Escândalo na Turquia: árbitra banida após divulgação de vídeo sexual
Elif Karaarslan, árbitra turca de 24 anos, foi banida pela Federação Turca de Futebol (TFF) após ter sido revelado um vídeo íntimo no qual, alegadamente, aparece a praticar relações sexuais com Orhan Erdemir, antigo árbitro e observador de 61 anos.
A TFF lançou uma rápida investigação sobre o assunto, após o vídeo tornar-se viral nas redes sociais, e optou por afastar ambos, de forma imediata.
Karaarslan nega as acusações e sugere que o vídeo seja produto de inteligência artificial. Os advogados da jovem árbitra anunciaram, entretanto, que a sua cliente é uma vítima, e que vão intentar uma ação judicial por causa da manipulação do vídeo.
«Terei um longo caminho legal pela frente, mas vou superar isto de maneira mais forte e robusta. Chorar, gritar e ficar triste não são coisas que eu faria. Não sou eu. Ficarei firme na minha causa até o fim. Sou apenas uma dos muitos que estão a ser prejudicados. Espero ser a última», disse a árbitra, em declarações ao jornal britânico The Sun.
O escândalo suscitou, paralelamente, o debate sobre os valores éticos e a utilização abusiva da tecnologia no futebol turco. Os peritos alertam para o facto de, com o desenvolvimento das tecnologias de manipulação digital, este tipo de incidentes poder vir a aumentar.