Extremo voltou ao clube de formação e já se estreou; nos treinos é capaz de momentos únicos como este remate em efeito (X/Santos FC)

«Entendo o Neymar, a relva lá é melhor do que a carpete que a minha mulher tem lá em casa»

Abel Ferreira comenta 'guerra aos sintéticos' e diz que «gosta de tudo ao natural»

Abel Ferreira, treinador português do Palmeiras, também comentou o tema do momento no Brasil, nomeadamente as críticas de alguns jogadores aos campos sintéticos.

«Já que toda a gente deu opinião, também posso dar, aliás, está no meu livro. A pergunta que vocês têm de fazer é 'Porque é que o Atlético Mineiro fez uma arena nova, meteu um campo novo e depois vai trocar por sintético?' Não está escrito em lado algum, cientificamente, que um relvado sintético provoca mais lesões do que um relvado natural ruim. É o que acontece aqui. Se me conseguir dar quatro relvados top top top aqui no Brasil... Até vou mais longe, três. Se me conseguir dizer 'o Brasil tem três'», começou por afirmar o técnico luso.

Neymar, avançado que esta época regressou ao país natal para representar o Santos, foi um dos rostos da indignação contra os sintéticos e mereceu referência de Abel Ferreira: «Entendo o Neymar, estivemos lá no Mundial, vocês também estiveram lá. Não viram a qualidade da relva natural? Melhor do que a carpete que a minha mulher tem lá em casa. Melhor do que a carpete que tinha lá em casa.»

Abel Ferreira considerou depois que a falta de qualidade dos campos no futebol brasileiro é generalizada. «Se viesse aqui a UEFA regulamentar ou fiscalizar os relvados do Brasil, passava um. Ou dois, não sei como está o do Juventude. Se viesse aqui a UEFA fazer o que faz a FIFA para regulamentar os sintéticos, aqui no Brasil passava um. Mas se me pergunta, gosto de tudo natural, ao natural é o que eu mais gosto. Agora não há como, aqui no Brasil», defendeu.