Emmaculate mas pouco... Testosterona e EPO tramam fundista
Quatro testes positivos valeram seis anos de suspensão à fundista Emmaculate Anyango Achol, de 24 anos. A queniana acusou positivo a testosterona e EPO em vários testes antidoping anunciou hoje a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU). Achol teve quatro testes positivos ao longo do ano e viu a pena, que normalmente é de quatro anos, para seis.
Après avoir été contrôlée positive à l'EPO et à la testostérone, la Kenyane Emmaculate Anyango a été suspendue 6 ans par l'unité d'intégrité de l'athlétisme (AIU). https://t.co/RKQNd8FCry pic.twitter.com/WUnp8xnUc7
— L'ÉQUIPE (@lequipe) November 22, 2024
A fundista tornou-se a segunda mulher a completar uma corrida de 10 km em estrada em menos de 29 minutos (28.57), terminando em segundo lugar, atrás da compatriota Agnes Jebet Ngetich, que estabeleceu um recorde mundial com um tempo de 28.46 em Valência, em janeiro.
Sad News 🚨 Emmaculate Anyango 🇰🇪 banned 🚫 for 6 years by AIU for using Testosterone & EPO👇🏾
— Kenya One Sports 🇰🇪 (@TonnyKe11) November 22, 2024
The ban will start from September 26, 2024 to September, 2030
Part of the statement from the Athletics Integrity Unit (AIU)👇🏾 pic.twitter.com/PSsFDKvr3o
A marca continuará no seu palmarés, já que o início da suspensão é 26 de setembro deste ano, com anulação dos resultados feitos a partir de 3 de fevereiro, data do crosse internacional de Eldoret, no Quénia, primeira das situações de doping detetado. Com a anulação de grande parte dos resultados deste ano, perde a medalha de ouro por equipas no Campeonato Mundial de Corta-Mato.
Emmaculate Anyango Achol, the world's second fastest 10K woman runner, will headline the 16th edition of World 10K Bengaluru, scheduled for Sunday, (April 28). The World Athletics Gold Label Road Race has total prize money of USD 210,000 and features the world's most accomplished… pic.twitter.com/8yTIKZQKCR
— IANS (@ians_india) April 12, 2024
O Quénia tem 70 casos de atletas com sanções por doping nos últimos três anos.