Em Dallas, Trump critica transferência de Doncic: «A pior da história do desporto»
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, criticou a transferência de Luka Doncic dos Dallas Mavericks para os Los Angeles Lakers, chegando a classificá-la como potencialmente «a pior da história do desporto». As declarações foram proferidas durante uma convenção do Partido Republicano em Dallas, no Texas, onde falou durante mais de duas horas e até prometeu cinco mil dólares a cada americano se o partido vencer as eleições intercalares.
«Devo dizer-vos que não entendo a transferência de Doncic. Mas o que é que eu sei de basquetebol? Diria que isso não ficará para a história como a melhor transferência do desporto. Poderá ficar para a história como a pior transferência do desporto», afirmou Trump, que instou a equipa de Dallas a reverter o negócio.
Donald Trump called out the Mavs for trading Luka Doncic:
— BrickCenter (@BrickCenter_) September 10, 2026
“I must tell you, I don't understand the trade. That trade is not good. What do I know about basketball? Was it Luka? Maybe we can redo that trade? I redo deals all the time.” pic.twitter.com/SJqfZxzhPM
A transferência ocorreu em fevereiro de 2025. Os Lakers receberam Luka Doncic, Maxi Kleber e Markieff Morris. Por sua vez, os Dallas Mavericks receberam Anthony Davis, Max Christie e uma escolha de primeira ronda do Draft de 2029.
Continuando a incursão pela análise desportiva, Trump comparou a situação à histórica transferência de Babe Ruth dos Boston Red Sox para os New York Yankees, em 1919, que considerou «a pior transferência na história do desporto». Esse negócio, que consistiu numa venda por 100 mil dólares e um empréstimo de 300 mil, deu origem à famosa «Maldição do Bambino», com os Red Sox a enfrentarem uma seca de títulos de 86 anos, enquanto os Yankees, com Ruth, conquistaram quatro Series Mundiais.
Insistindo na sua perplexidade com o negócio de Doncic, o ex-presidente norte-americano sugeriu que o acordo deveria ser renegociado.
«O caso de Babe será sempre a pior transferência. Mas... será que a de Doncic é? Foi bom? Talvez pudéssemos refazer essa transferência. Eu refaço acordos a toda a hora. Não entendo esse acordo», concluiu.