Rodrigo Zalazar é o melhor marcador do SC Braga esta época (10 golos)
Rodrigo Zalazar é o melhor marcador do SC Braga esta época (10 golos) - Foto: IMAGO

Em Braga é-se feliz: arsenalistas são os que mais vezes gritam 'golo'

Guerreiros do Minho já marcaram 56 golos na presente temporada - mais do que qualquer outra equipa portuguesa. Olhando apenas para as principais sete ligas europeias, só Bayern (68 golos) e PSV (59 golos) faturaram mais

A vitória de segunda-feira por 4-0 frente ao Arouca atestou uma coisa: o SC Braga de Carlos Vicens está uma máquina de fazer golos.

Os bracarenses apontaram 14 nas últimas cinco partidas, levando já 56, nos 26 confrontos realizados desde o início da temporada: numa média de 2,15 golos por jogo.

Em Portugal, só o Sporting tem melhor média: 2,52 golos por jogo. Apesar de os leões terem menos golos marcados (53), isto é explicado pelo facto de terem apenas 21 jogos.

A gritar 'golo' desde julho

Para atingir este registo sem igual em Portugal, os guerreiros do Minho beneficiaram das eliminatórias de acesso à UEFA Europa League, que arrancaram em julho. Em seis jogos (nas eliminatórias frente a Levski Sofia, Cluj e Lincoln Red Imps), os minhotos anotaram 14 golos.

Mas que não se tire o crédito ao trabalho feito pela equipa de Carlos Vicens: mesmo sem os seis jogos supramencionados, o SC Braga continuaria a ter os mesmos golos que o Benfica (atualmente com 42 golos em 25 jogos) e mais do que o FC Porto (39 golos, em 19 jogos).

Tendo em conta as principais sete ligas europeias (inglesa, italiana, espanhola, alemã, francesa e neerlandesa, além da portuguesa), só Bayern (68 golos) e PSV (59) marcaram mais do que os guerreiros do Minho. Tanto a equipa da Bundesliga como a da Eredivisie têm menos seis jogos do que o SC Braga.

Nesse ranking, o Sporting aparece logo atrás; e o PSG (52 golos) fecha o top-5.

As principais caras dos golos

As caras dos golos nem sempre são quem aparece na cara do golo. Curiosamente, o atual melhor marcador do SC Braga é o centrocampista Rodrigo Zalazar, com dez tentos.

A seguir vem Ricardo Horta, que não sendo propriamente um ponta de lança já pisa terrenos mais avançados do que o colega uruguaio. O capitão dos arsenalistas já leva nove golos. Só depois surge Fran Navarro com sete.

O duo Horta-Zalazar tem sido mesmo o maior problema para os adversários. Esta parceria tem praticamente um terço dos golos da equipa.