Elogios a Marco Silva, sonho mundial e memórias de Alvalade: Palhinha abre o livro
João Palhinha fez uma retrospetiva da carreira em entrevista à BBC Sports. O médio de 30 anos recuou até aos tempos de criança em que o avô fazia balizas «com uma rede de pesca» e que colocava «todas as cadeiras de casa a fazer de bancada para a família poder assistir» aos jogos de futebol dos mais novos.
Os primeiros passos no futebol federado foram dados no Alta de Lisboa e no Sacavenense até suscitar o interesse do Sporting, aos 17 anos: «Lembro-me de o Abel Ferreira, agora treinador do Palmeiras, me ter chamado quando joguei contra os sub-17 do Sporting, Veio ter comigo logo a seguir ao jogo e perguntou-me se me queria juntar à equipa dele no Sporting.»
Palhinha admitiu que, primeiramente, ficou «na dúvida porque estava feliz» no Sacavenense, antes de aceitar rumar aos leões. «No futebol, penso sempre que é preciso ter um plano B, mas sempre quis ser jogador profissional desde que entrei no Sporting. Acreditava verdadeiramente na minha capacidade», frisou. O médio afirmou-se verdadeiramente na equipa principal dos verdes e brancos em 2020/21, sob o comando de Ruben Amorim, um dos treinadores que mais impacto tiveram na carreira que trilhou.
O internacional luso, ainda assim, destacou o papel de Marco Silva, que o treinou no Fulham entre 2022 e 2024: «O treinador com quem senti que mais cresci foi o Marco, pela forma como ele me ajudou a evoluir, as conversas que tivemos. Foi o treinador sob o qual senti que melhorei muito e que me ajudou a dar um passo em frente no meu futebol. ajudou-me a atingir o nível do Bayern.»
Palhinha trocou o Sporting pelo Fulham em 2022, mas a passagem pelos leões deixou marcas eternas. Questionado sobre o jogo que gostaria de reviver, o médio luso recuou até 11 de maio de 2021: «Quando ganhámos o campeonato com o Sporting foi durante a pandemia, não tínhamos adeptos nas bancadas. O jogo que nos deu o título foi contra o Boavista [1-0]. Todos no balneário sentiram que aquele momento significava que os nossos nomes ficariam na história do clube, e esse foi provavelmente o jogo mais especial»
Palhinha foi titular diante dos axadrezados, no jogo que selou a conquista do primeiro campeonato por parte dos leões em 19 anos. O médio luso recordou também a estreia na Premier League, diante do Liverpool, no verão de 2022 e o primeiro golo ao serviço do Tottenham contra o Manchester City, a 23 de agosto de 2025.
O internacional português admitiu que não esperava regressar «tão rapidamente» à Premier League e que «não queria sair do Bayern». A parca utilização em Munique e o apreço pela liga inglesa precipitaram o ingresso no Tottenham: «Sentia que precisava de jogar. Precisava de voltar a brilhar. Sinto que as minhas características se encaixam perfeitamente nesta liga. Quando se sai, tem-se sempre saudades da Premier League»
João Palhinha admitiu ainda o sonho de ganhar um Mundial ao serviço da Seleção de Portugal: «Acho que temos potencial para atingir esse objetivo. É um país pequeno, mas temos muito talento, não só no futebol. Fazer essa história com o nosso futebol é algo que desejo muito.»