E. Amadora regressa às vitórias e prolonga agonia do Boavista (veja o resumo)
Entre duas equipas que partilhavam sequências já longas sem obter vitórias e também uma grande quantidade de atletas indisponíveis por lesão, o Estrela da Amadora mostrou-se mais capaz e aproveitou o fator casa para derrotar o Boavista (3-1) e prolongar o mau momento desportivo dos axadrezados.
Todos os golos foram apontados na segunda parte, que se revelou bem mais interessante e profícua que a primeira, na qual foram escassas as situações de perigo, que se resumiram a duas finalizações de André Luiz (uma delas com êxito, mas invalidada por fora-de-jogo), pelo Estrela, e um livre direto em zona frontal de Salvador Agra.
No segundo tempo, os dois conjuntos mostraram maior sentido de baliza, em especial o conjunto da Reboleira, que abriu o marcador aos 53 minutos numa bela execução de Léo Jabá, de primeira e à entrada da área após receber solicitação de Ronald. O Estrela colocava-se na frente e obrigava o Boavista a correr maiores riscos, que trouxeram frutos aos 74’.
Martim Tavares, que havia sido lançado em jogo aos 60 minutos, precisou de menos de um quarto de hora para fazer a diferença e encostar para golo um primeiro desvio de Makouta, ao primeiro poste, após a cobrança de um pontapé de canto, e o jogo parecia relançado.
No entanto, o Estrela reagiu com prontidão e também aproveitou uma bola parada – um canto pela direita - para se recolocar na frente aos 78 minutos, tirando proveito da infelicidade de Abascal, em quem o cruzamento de Jean Felipe embateu para se encaminhar para o fundo das redes boavisteiras, proporcionando o 2-1.
O Estrela empolgava-se, as bancadas da Reboleira também e dessa forma ainda voltaria a marcar aos 84 minutos e novamente com uma finalização de belo efeito de Kikas, que não enjeitou a possibilidade de atirar de primeira a partir de posição centralizada na área como correspondência ideal para o cruzamento tirado por Régis, que colocou a bola a saltitar e a pedir um remate forte e colocado, como acabaria mesmo por suceder.
Estava consumado o 3-1 e o triunfo do Estrela, que assim regressou às vitórias ao fim de pouco mais de um mês, alcançando o Boavista (e também o Portimonense) na nona posição e prolongando a fase debilitada dos axadrezados, que somaram a quinta derrota de forma consecutiva em jogos a contar para a Liga.
Veja o resumo
Recorde abaixo as principais incidências do jogo
90+2': Martim Tavares voltou a aparecer com perigo, desta feita contando com oposição à altura de Wagner.
Tempo adicional: 6 minutos.
90': Ronaldo Tavares deposita a bola no fundo das redes, mas o lance já havia sido anulado. O ponta de lança, regressado de lesão, estava fora de jogo.
84': Golo do Estrela da Amadora! Que excelente pontapé de Kikas, que atacou, sem preparação, um cruzamento tirado pela direita e que pedia uma bomba - o avançado não se fez rogado e assinou o 3-1.
82': Dupla substituição no Boavista, com as entradas de Jeriel De Santis e Berna Conceição pelas saídas de Seba Pérez e Filipe Ferreira.
79': Cartão amarelo para Seba Pérez (Boavista).
77': Golo do Estrela da Amadora! A igualdade não durou, afinal, mais que dois minutos: bola parada para os tricolores e Kikas surgiu muito bem na pequena área a condicionar a ação de Rodrigo Abascal, que desviou para a própria baliza e nova situação de vantagem para o Estrela.
76': Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de Ronaldo Tavares pela saída de João Reis.
74': Golo do Boavista! Martim Tavares não precisou de muito tempo em campo para ter impacto na partida e restabelecer a igualdade para os axadrezados, eficaz e mortífero como se pedia naquela posição, solto junto à baliza após um primeiro desvio de Gaius Makouta ao primeiro poste.
72': Cartão amarelo para Erivaldo Almeida (Estrela da Amadora).
67': Dupla substituição no Estrela da Amadora, com as entradas de Manuel Keliano e Régis pelas saídas de Vitó e Léo Jabá.
63'. Cartão amarelo para Kialonda Gaspar (Estrela da Amadora).
61': Dupla substituição no Boavista, com as entradas de Ilja Vukotic e Martim Tavares pelas saídas de Ibrahima Camara e Bruno Lourenço.
52': Golo do Estrela da Amadora! Léo Jabá justificou o regresso à titularidade após castigo e abriu o marcador com remate forte e colocado, de primeira, que não permitiu qualquer possibilidade de defesa a João Gonçalves. Estão na frente os tricolores.
46': Substituição do Estrela da Amadora na abertura da 2.ª parte, com a entrada de Kikas pela saída de André Luiz.
45+2': Após o golo invalidado, André Luiz voltou a conseguir visar a baliza adversária ao corresponder, já em esforço, de cabeça a um cruzamento tirado por Léo Jabá a partir da esquerda. A bola passou por cima, controlada por João Gonçalves.
38': Primeira situação de evidente perigo para o Boavista. Salvador Agra dispôs de um livre direto em zona frontal e atirou forte para defesa de recurso de Wagner, que concedeu canto para os axadrezados.
36': Cartão amarelo para Léo Cordeiro (Estrela da Amadora).
31': Cartão amarelo para André Luiz (Estrela da Amadora).
25': Cartão amarelo para Filipe Ferreira (Boavista).
24': O público da Reboleira levanta-se para celebrar o primeiro golo da tarde, por André Luiz, mas depressa voltou aos respetivos lugares: o árbitro auxiliar levantou a bandeirola por fora de jogo do brasileiro.
15': Luta-se muito por cada metro quadrado numa partida marcada, até ver, pelos duelos. Como consequência, as duas balizas encontram-se a salvo.
5': Pouco ainda se jogou até ao momento: três paragens para assistência retiram, para já, andamento ao desafio.
Os dois capitães já se encontram no centro do relvado, na escolha de campo junto do juiz da partida, Iancu Vasilica (AF Vila Real). A partida irá iniciar-se dentro de poucos instantes.
Está desfeita a dúvida relativamente à defesa do Estrela da Amadora: nenhum dos centrais que têm estado entregues ao departamento clínico recuperou em tempo útil para o jogo. Johnstone Omurwa, Mansur e Pedro Mendes continuam de fora da convocatória, sabendo-se que Miguel Lopes foi sujeito a intervenção cirúrgica na passada semana. Desta forma, Hevertton volta a ser improvisado como central pelo lado direito.
Suplentes do Boavista: Tomé, Masaki Watai, Joel Silva, Ilija Vukotic, Jeriel De Santis, Gonçalo Almeida, Martim Tavares, Berna Conceição e Tiago Machado.
Suplentes do Estrela da Amadora: Edmilson, Régis, Ronaldo Tavares, Gustavo Henrique, Manuel Keliano, Nkanyiso Shinga, Kikas, Alioune Ndour e Manuel Figueiredo.
📋 | 𝟭𝟭 𝗜𝗡𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 - LINE UP
— Boavista FC (@boavistaoficial) December 10, 2023
𝗩𝗔𝗠𝗢𝗦 𝗕𝗢𝗔𝗩𝗜𝗦𝗧𝗔! 🏁#FeitosDeXadrez #CFEABFC pic.twitter.com/24rJBdM4gH
BOAVISTA: João Gonçalves, Pedro Malheiro, Rodrigo Abascal, Filipe Ferreira e Bruno Onyemaechi; Ibrahima Camara, Seba Pérez (c) e Gaius Makouta; Salvador Agra, Bruno Lourenço e Robert Bozenik.
O 𝟏𝟏 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 para a partida de hoje! ⭐⚔#CFEABFC #AcreditaEstrela pic.twitter.com/pzTzci2aQt
— CF Estrela da Amadora (@cfestrelamadora) December 10, 2023
ESTRELA DA AMADORA: Wagner Dida, Hevertton, Kialonda Gaspar (c) e Erivaldo Almeida; Jean Felipe, Léo Cordeiro, Vitó e João Reis; Léo Jabá, Ronald e André Luiz.
Já há equipas oficiais!
O Boavista atravessa um hiato de resultados ainda mais preocupante. O último triunfo do conjunto do Bessa teve lugar pela Taça de Portugal e há já mês e meio, sobre a UD Oliveirense (3-1) e a última vitória para a Liga já data de...setembro, quando derrotou o Desportivo de Chaves pela 5.ª jornada (4-1).
Apesar de não conquistar triunfos desde 29 de outubro, momento em que derrotou, igualmente na Reboleira (onde esta tarde volta a atuar), o Famalicão (1-0), o Estrela registou um empate moralizador na jornada anterior dadas as circunstâncias em que se apresentou frente ao Rio Ave. Nessa partida, os tricolores registaram dez ausências (nove lesionados e um castigado) e foi inclusivamente obrigado a adaptar um ala, Hevertton, ao eixo da defesa. Ainda assim, alcançou um ponto (1-1) que poderá servir como incentivo para a receção aos axadrezados).
Estrela da Amadora e Boavista estão próximos não apenas na tabela classificativa, como também comungam de momentos semelhantes no que diz respeito à falta de resultados - os amadorenses não vencem há mais de um mês, ao passo que os portuenses não somam vitórias para o campeonato há quase três meses - e também às muitas lesões que se refletem em muitas condicionantes e ausências em ambas as convocatórias.
O nosso José Gomes, pronto para vos receber! 🤩#CFEABFC #AcreditaEstrela pic.twitter.com/uJ4LooYjUB
— CF Estrela da Amadora (@cfestrelamadora) December 10, 2023
Até ver, Estrela da Amadora e Boavista ocupam postos aparentemente confortáveis - os tricolores classificam-se no 12.º posto, com 12 pontos, a apenas três pontos dos boavisteiros, que somam 15 e se posicionam no nono lugar. No entanto, uma derrota poderá colocar os mais diretos perseguidores mais próximos e os lugares de despromoção logo ali...
Será no Estádio José Gomes que se irá realizar um duelo com tradição no primeiro escalão do futebol nacional entre Estrela da Amadora e Boavista, pela 13.ª jornada da Liga: tricolores e axadrezados medem forças esta tarde (15.30 horas), numa partida importante para os dois conjuntos, que há algum tempo têm estado arredados das vitórias e se encontram separadas por apenas três pontos na tabela classificativa.
Boa tarde!
Siga o jogo aqui.