Drama em Paços de Ferreira: reviravolta depois dos... 90+10'
O Paços de Ferreira voltou às vitórias contra o Académico de Viseu - e fê-lo de forma memorável. Aos 90+10' os castores perdiam 0-1. Aos 90+11' empataram. Aos 90+13' fizeram o 2-1. E, aos 90+14' o jogo terminou.
Num relvado muito alagado, fruto do temporal que se abateu esta sexta-feira - não só em Paços de Ferreira, mas em todo o país -, foi o Académico de Viseu quem mandou na fase inicial do jogo. Ainda assim, os castores conseguiram equilibrar e reverter o domínio.
Aos 34', começou a cair granizo com muita intensidade e logo a seguir veio a maior pedrada da primeira parte. O estreante Iuri Moreira, pela direita, já dentro de área, atirou um remate cruzado muito potente ao poste direito da baliza viseense, com os da casa a confirmarem o bom momento.
A segunda parte começou com um penálti a favor do Académico de Viseu, por braço na bola de Francisco Ramos, logo no primeiro minuto. O melhor marcador da prova, André Clóvis, não tremeu, foi para a bola cheio de convicção e fez o 1-0.
O temporal acalmou na etapa complementar e, apesar de dar para colocar a bola a rolar um bocadinho melhor, viu-se um jogo muito atabalhoado. Ainda assim, foi patente uma certa superioridade dos auriverdes, confirmada com várias oportunidades junto à baliza de Domen Gril.
Os pacenses tanto insistiram que conseguiram mesmo virar o resultado já depois do minuto... 90+10, num final de jogo verdadeiramente dramático. Aos 90+4', o árbitro assinalou penálti para os castores, por mão na bola de Samba Koné. Mas o lance gerou muitas dúvidas e esteve a ser analisado durante seis minutos pelo VAR, para apurar se o jogador tinha mesmo cometido infração. Miguel Fonseca acabou por confirmar o castigo máximo. João Victor não vacilou e fez o empate.
Galvanizados pelos adeptos, que, mesmo debaixo de chuva e frio, estavam ao rubro, os castores foram para cima do adversário e acabaram por consumar a reviravolta no marcador aos 90+13', por Diego Fernandes, na sequência de um pontapé de canto.
O Paços de Ferreira não vencia em casa desde o início de novembro. Já o Académico de Viseu não perdia fora de casa desde o dia 23 de agosto, há precisamente cinco meses.
Em 19 jogos já realizados, entre os dois clubes, viriatos só conseguiram vencer castores uma vez - e foi em 1990, há 36 anos. Houve já 16 encontros, desde então.