Axel Toupane foi campeão da NBA pelos Bucks em 2020/21 Fotografia FC Porto

Dragões na luta pela Champions

FC Porto defronta, este sábado (12h15), na Bulgária, os húngaros do Falco nos quartos de final da fase qualificação para a Liga dos Campeões. Terá de ganhar três jogos para se juntar ao Benfica, que se apurou diretamente

Portugal nunca conseguiu ter dois clubes na mesma edição da Liga dos Campeões. Já o tentou, mas nas anteriores nove do novo formato da mais importante prova da FIBA Europa faltou sempre alguém passar a fase de qualificação. Facto que mantém o Benfica como a única equipa a ter disputado a fase regular, e esta época, a quarta consecutiva na Champions, com um inédito apuramento directo.

Hoje, em Samokov, na Bulgária, o FC Porto vai tentar mudar a história e tentar iniciar a caminhada de três partidas para também chegar à fase de grupos. O primeiro confronto, a contar para os quartos de final do Torneio 3, é contra o Falco Szombathely (12h15). Adversário que em 2024/25 se havia qualificado diretamente e chegou à segunda fase de grupos. Melhor, o Falco disputou as últimas seis Champions.

«Tivemos uma boa preparação, meses de trabalho produtivo em que jogámos alguns jogos e deu para nos conhecermos. Estamos prontos e ansiosos para ir à Bulgária e lutar pela qualificação para a Liga dos Campeões», começou por referir Axel Toupane à comunicação dos portistas sobre o primeiro desafio da temporada para os homens de Fernando Sá. Conjunto que conta com oito caras novas, uma delas o regressado internacional luso Vlad Voytso.

«O Falco é uma boa equipa, com jogadores experientes. Já estão juntos há algum tempo, estão habituados a disputar a Liga dos Campeões e não vai ser um encontro fácil, mas vamos lutar por um jogo de cada vez e tentar vencê-los todos. Esperamos melhorar, somar vitórias e entrar no ritmo porque é um momento entusiasmante para o clube, por ser uma entrada para a Liga dos Campeões, e para o grupo porque estamos a trabalhar ao máximo e temos a expectativa de ganhar», referiu ainda o extremo francês, de 33 anos, campeão da NBA pelos Bucks em 2020/21 e com múltiplos títulos em França e Lituânia, dois dos sete países por onde já passou.

Caso os azuis e brancos passem às meias-finais do grupo, irão defrontar, segunda-feira, os vencedores do embate entre os suíços do Fribourg Olympic, que o Benfica bateu na final da época passada para entrar na Champions, ou os franceses do Élan Chalon. Do lado contrário do quadro do play-in a lutar pela vaga na final, quarta-feira, do Torneio 3 confrontam-se: Murcia (Esp)-Start Lublin (Pol) e Karhu Kauhajoki (Fin)-Juventus (Lit).

Apenas será apurado para a Liga dos Campeões o vencedor de cada um dos três torneios de qualificação. No caso do 3, onde estão os vencedores da Taça de Portugal, ocupam a vaga existente no Grupo B, onde figuram o Alba Berlim (Ale), Nymburk (Chéquia) e Sabah (Aze). Se o FC Porto não se qualificar, volta a disputar a Taça Europa, onde está o Sporting, que em 2020/21 ficou a uma vitória de entrar na Champions ao perder com os bósnios do Igokea.

O Benfica encontra-se no H com Gran Canaria (Esp), Le Mans (Fra) e Spartak Subotica (Ser), com bola ao ar marcada para 7 de outubro. A fase inicial termina a 17 de dezembro.