Donos de clube da Premier League compram clube da liga espanhola
O fundo de investimento americano Velocity Sports Partners (VSP), parte da ALK Capital, é o novo acionista maioritário do Espanhol, anunciou o clube da LaLiga.
Assim, o VSP passa a deter um segundo clube das principais ligas europeias, depois de ter adquirido o Burnley, clube da Premier League, há cinco anos.
Estima-se que o fundo tenha pago cerca de 130 milhões de euros por 99,66% do Espanhol. Curiosamente, os anteriores proprietários do clube, o Rastar Group, adquiriram 16,45% das ações do VSP, não se retirando totalmente da gestão do clube.
Novo presidente: «Não se trata de propriedade, mas sim de gestão»
O novo presidente, Alan Pace, esclareceu os planos dos investidores americanos. «O futebol sempre pertenceu às pessoas. O nosso papel não é substituir o legado, mas sim construí-lo com cuidado, clareza e propósito. Não se trata de propriedade, mas sim de gestão», começou por prometer
«O Burnley continuará a ser o Burnley. O Espanhol continuará a ser o Espanhol. Cada clube manterá a sua liderança, identidade, independência e tomada de decisões, sendo gerido pelas suas pessoas para os seus adeptos.
Estamos aqui para trabalhar com honestidade, cuidado e abertura. Para respeitar o passado, apoiar o presente e moldar um futuro digno das tradições de ambos os clubes. É assim que o futebol se desenvolve: com as suas pessoas para as suas pessoas e sempre com um jogo limpo e bonito», acrescentou no comunicado de apresentação.
Estimats pericos i periques, estic molt emocionat de començar oficialment aquest camí amb vosaltres. M’ha commogut molt la vostra càlida benvinguda i també veure la passió que sentiu per aquest Club increïble. Amb el vostre suport, serem aquí per a respectar el passat, conduir el… pic.twitter.com/KH5gaYa3qb
— Alan Pace (@AlanPaceBFC) October 9, 2025
O novo dono fez questão de agradecer à administração anterior. A empresa chinesa - Rastar Group - passou quase 10 anos como acionista maioritário do clube catalão.
«Gostaria de agradecer a Chen Yansheng e ao Rastar Group pela sua gestão do Espanhol. O seu trabalho e dedicação lançaram uma base sólida, e esperamos trabalhar juntos para levar o clube ao próximo nível», concluiu.
Siga o perfil de A BOLA no Google: https://profile.google.com/cp/CgkvbS8wNWNjOHQ?pf=0