Diogo Ribeiro e Francisca Martins na Seleção para Genebra
Após, em junho, ter conquistado duas medalhas de ouro (50 livres e 50 mariposa) e uma de prata (100 mariposa) no Europeu sub-23 Samorin-2025, Diogo Ribeiro, de 21 anos, voltou a ser chamado à Seleção sub-23 que, a par da de juniores, irão marcar presença no 59.º Challenge Internacional de Genebra, entre 23 e 25 de janeiro.
Evento que marca a primeira participação a nível de seleções em 2026, já em piscina longa, e para o qual Portugal apresentará uma equipa de 16 nadadores, onde também há a realçar a convocatória de Francisca Martins (Foca), de 22, vice-campeã europeia sub-23 de 400 livres. Prova que também disputará em Genebra, assim como as de 200 e 800 livres.
Além de Francisca e do olímpico do Benfica, este apenas apostará nas três distâncias de velocidade que o fizeram subir ao pódio na Eslováquia, foram igualmente convocados para a deslocação à Suíça: Ema Conceição (Algés), Mariana Cunha (Col. Efanor), Francisca Martins (Foca), Maria Moura (Sporting), Kevins Apseniece (FC Porto), Rodrigo Borges (FC Porto) e Gustavo Ribeiro (Benfica), todos sub-23; Carlota Costa (Algés), Rafaela Mendes (Nacional Natação), Maria Neves (SC Braga), Rodolfo Alecrim (Nacional Natação), Miguel Oliveira (V. Guimarães), Santiago Parreira (Pimpões), Francisco Pereira (FC Porto) e Rui Pereira (Adrccimm), Seleção Júnior.
Paulo Franco, será o responsável federativo da delegação nacional e será acompanhado pelos treinadores Samie Elias (CAR Jamor, José Machado (Algés), Rui Borges (FC Porto), Simão Marinho (Foca) e do fisioterapeuta Daniel Moedas.
Para alguns nadadores, esta será a primeira oportunidade de obtenção de mínimos para os Europeus absolutos de Paris-2026, a realizarem-se entre 31 de julho e 16 de agosto, ou para o Euro júnior em Berlim, de 7 a 12 de julho.